Bolinho de arroz com legumes (assado)

 bolinho de arroz reforçado
Esse bolinho realmente me surpreendeu! Confesso que quando fui fazer, não coloquei muita expectativa, até porque leva ABOBRINHA e CENOURA na massa, mas quando saiu do forno (sim, é ASSADO!!!)… nossa… é uma delícia! Só experimentando para saber que não estou exagerando! E, tem coisa melhor do que comer algo gostoso e que ainda por cima é saudável e nutritivo?!  É também uma ótima maneira de oferecer uns legumes para o seu filho (não fica com o gosto da abobrinha e da cenoura)! Ah! E dá para fazer com vários outros legumes também! Beringela, brócolis, couve flor,etc…

Tinha um arroz que havia sobrado do dia anterior na geladeira e como detesto desperdício me joguei nessa receita e fez tanto sucesso que o marido pediu para fazer no dia seguinte de novo!

É um bolinho REFORÇADO porque ele, por si só, já é uma refeição e tanto! Já aconteceu de dar pro Samuel apenas esse bolinho de almoço para variar de vez enquando a refeição dele e também incentivá-lo a comer sozinho!

Bolinho de arroz com legumes 

Fonte: As delícias do dudu. Abaixo a receita com algumas pequenas modificações e observações minhas.

Ingredientes:

1/2 xícara de leite

1/2 abobrinha ralada

1/2 cenoura ralada

2 ovos

1/2 xícara de queijo parmesão ralado no ralo fino (Fica infinitamente melhor se você fizer com a peça do queijo parmesão ralado na hora do que fazer com aqueles de pacotinho, mas se não tiver, use o de pacotinho mesmo… )

1/2 xícara de queijo minas ralado (usei o meia cura ralado, mas se você não tiver esse queijo substitua por outro queijo como mussarela ou queijo prato…Ainda não testei com outro queijo, mas acredito que dê certo sim… se fizer, me conte :-))

1 colher de chá de fermento em pó

4 colheres de farinha de trigo (pode ser integral)

1 1/2 xícara de arroz dormido – nesse da foto eu usei arroz integral cozido no meu caldo de legumes caseiro

Cheiro verde a gosto – usei cebolinha

1 pitadinha de sal (cuidado, porque o arroz já tem tempero e o parmesão já é bem salgadinho)

Modo de fazer:

Em uma vasilha misture tudo. Misture bem, se for preciso adicione mais farinha para ficar mais consistente (eu usei umas 6 colheres nessa daí!)

bolinho de arroz reforçado     Bolinho de arroz reforçado

Coloque em forminhas (eu usei aquela forma para assar cupcake/muffins… É só untar com óleo) – acredito que dê certo usando fôrma de empada ou em outros recipientes também…

Para finalizar, salpique um pouco de orégano sobre cada bolinho antes de ir ao forno.

bolinho de arroz reforçado      bolinho de arroz reforçado

Leve ao forno pré aquecido a 180 graus até que fiquem firmes e douradinhos (aqui assei tudo em uns 15 minutos no máximo).

Essa receita rende cerca de 11 bolinhos desses da foto!

bolinho de arroz reforçado     bolinho de arroz reforçado
APROVADÍSSIMO!!!

  ju e samuel   IMG_6924   samuel - bolinho de arroz reforçado   rodrigo

Quando fizerem, me contem como ficou, comentem, mandem fotos! AH! Já curtiu a nossa fan page no facebook?! Curta aqui —-> FACEBOOK CASA DA JU

Abraço a todos!

JU

Anúncios

16 thoughts on “Bolinho de arroz com legumes (assado)

  1. Meninas, não pude deixar de comentar a receitinha de hj ” Bolinho de arroz”.
    Minha gatinha tem um ano e 9 meses e normalmente só come papinha de potinho primeira fase. Isso acabava comigo… Fiz o caldinhho caseiro e comecei a cozinhar macarrão e ela adorou e hj fiz o Bolinho de arroz… resultado: Bebe devorando bolinhos de arroz cheinho de legumes e queijinho branco.
    Amei… estou mega feliz!
    Ju, Deus abençõe vc e aguardo anciosa novos post e receitinhas gostosas para nossa familia.
    Bolinho aprovado!!!
    Obrigado pelas dicas!
    Bjinhos carinhosos de uma mamãe feliz 🙂

  2. Oi Ju, fiz o bolinho com cenoura e beterraba, como não tenho as forminhas, coloquei num refratário e deu certo….ficou muito bom…o João Gabriel não aceitou tão bem , comeu somente um pedacinho ( vou comprar as forminhas…quem sabe o formato estimula, nê ?? ) , agora o Davi amooouuu… e o maridão tambèm o que me deixou bem feliz , ele não e fã de legumes!! Agora vou fazer com o arroz integral e outros legumes !!! Bolinho aprovadissimo !!!
    Obrigada !!! bjs

  3. Oi Ju, fiz novamente o bolinho uns dias atrás e desta vez fiz com abobrinha e arroz integral, ficou muito gostoso ( acho que viciei neste bolinho…rs.rs.rs ) !! Ah , tenho uma dúvida, a medida da farinha e de colher de chá ou sopa ??? bjo

  4. Oi Ju, acabei de ver essa receita é ainda no forno, mas rendeu bem mais q 11 bolinhos aí experimentei fazer na frigideira só untada tipo panqueca e ficou super gostoso tb!!

  5. Oi Ju! Acabei de fazer os bolinhos de arroz com legumes! Ficaram maravilhosos! Só mudei a farinha de trigo por farinha sem glúten por causa do meu baixinho, mas o resultado é bom mesmo! Obrigada pela receita!

  6. Delicia,adoro bolinho de arroz mas fazendo dieta não estou comendo nem fritura nem glúten, substitui a farinha de trigo por farinha de trigo sem glúten e deu super certo. Fiz com cenoura e beterraba raladas e leite sem lactose semi desnatado e ficou DIVINO.Obrigada pela receita.

  7. O meu está no forno não tinha o queijo meia cura então fiz com a mussarela como você sugeriu mais só pelo cheiro vai ficar uma delícia obg pela dica tudo bem explicadinho beijos

  8. Fiz o bolinho de arroz pru almoço e fez muito sucesso,todos gostaram, inclusive meu netinho de dois anos e meio,q não gosta muito de comida,ele comeu e amou.obrigado por esta receita milagrosa.

  9. Eu fiz e ficou uma delicia . Minha filha e meu marido amaram .
    Muito facíl de preparar.
    Muito obrigada por ter compartilhado a receita.
    Um abraço!
    Deus abençoe você e sua família.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s