Gelatina Caseira de Manga

Gelatina caseira de manga
Desde que aprendi a ler o rótulo dos produtos e descobri que essas gelatinas de caixinha são puro açucar e porcarias, deixei de comprar e aprendi a fazer a versão caseira, com suco de fruta natural e nada de açucar! Essa gelatina da foto que acabei de fazer é de manga! Samuel amaaaa!

Para fazer é super simples:

– Lave bem a manga (usei a MANGA PALMER porque não tem fiapo) e retire a casca e o caroço. Usei 1 manga palmer grande bem madurinha

– Bata essa polpa no mixer ou no liquidificador com um pouquinho de água apenas (coloquei cerca de 40ml de água filtrada)

– Prepare a gelatina incolor como manda na embalagem (na embalagem diz para vc misturar o pó da gelatina incolor com 5 colheres de sopa de água fria e depois levar ao microondas por cerca de 15 segundos). Na embalagem você vai ler que é para meio litro de liquido. Se o seu suco der menos que isso coloque também um pouco menos da gelatina na hora de misturar. ATUALIZAÇÃO DE POST (04/05/13): Muitos estão fazendo a gelatina e achando que ela fica muito durinha… a dica é, se você quer uma gelatina menos consistente, diminua na quantidade da gelatina. Eu já fiz com menos gelatina e fica ótimo também… você pode colocar um pouquinho mais da metade do pacotinho de gelatina incolor, por exemplo. Aliás tenho feito assim e gostado até mais do que com o pacotinho inteiro! 😉

– Misture os dois (o suco e a gelatina dissolvida) e coloque na forma que preferir. Aqui eu coloco em forminhas individuais porque acho bem mais prático

– Leve a geladeira

Dá para fazer de vários sabores! Já fiz de uva e ficou uma delícia também! Usei aqueles sucos de uva integrais, sabe? (aqueles que vem na vem na garrafinha de vidro). É o mesmo procedimento, porém no de uva não misturei água.

Abaixo, gostaria de compartilhar um texto que li no blog As Delícias do Dudu e fala sobre essa questão das gelatinas! LEIA!

Associação desaconselha consumo de gelatina por crianças
A Pro Teste, associação de defesa de consumidores, realizou uma avaliação com gelatinas em pó existentes no mercado e detectou excesso de açúcar, corantes perigosos e a presença de adoçantes em versões normais do produto. A conclusão foi que esses itens não devem ser consumidos por crianças.
A entidade avaliou 11 pós para gelatina sabor morango: quatro na versão tradicional, quatro na versão diet e três na versão zero.
Os problemas encontrados foram: açúcar em excesso, edulcorantes (adoçantes) em duas marcas que já continham açúcar, e a presença de um corante artificial, o Amarelo Crepúsculo, relacionado a hiperatividade em crianças. Adultos podem consumi-las, mas com moderação. Já entre as gelatinas sem açúcar, todas foram bem avaliadas.
“Não existe no Brasil uma legislação específica para gelatinas em pó. A Pro Teste avalia que a criação de normas que regulem esse alimento é fundamental para a definição de alguns parâmetros, como limite de açúcar e quantidade de colágeno e proteína, a fim de que as gelatinas sejam produzidas dentro de padrões de qualidade”, informou, em comunicado, a associação.
A adição de edulcorantes (adoçantes) não é recomendada no caso de alimentos destinados ao consumo por crianças e gestantes. O consumo é indicado apenas por restrição alimentar e com acompanhamento médico.
A avaliação está disponível no site da entidade: www.proteste.org.br.
Pesquisa avalia corante de gelatina proibido em alguns países europeus
Pesquisa com 11 tipos de gelatina feita pela Pro Teste Associação de Consumidores mostrou que todos esses produtos utilizam o corante amarelo crepúsculo – produto permitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas proibido em alguns países da Europa. “Pesquisas demonstraram uma relação dessa substância (o corante) com hiperatividade e outros distúrbios de comportamento em crianças suscetíveis”, afirma o estudo, sublinhando que boa parte do esforço de marketing das gelatinas é voltada para o público infantil.
Além disso, quatro gelatinas com açúcar também receberam outras críticas. Duas utilizam adoçantes – Royal e Dr. Oetker – e, por isso, não seriam recomendadas para crianças e gestantes. Outras duas – Bretzke e Sol – apresentam, respectivamente, 10,9 e 8,8 gramas de açúcar por porção de 120 gramas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda para adultos o consumo diário de até 50 gramas de açúcar.
A quantidade de colágeno nos produtos foi considerada muito pequena, e, por isso, alvo de controvérsia. A Bretzke tradicional tem 0,76 grama. A Doce Menor Diet e a Dr. Oetker Diet apresentam 2 gramas. Estudos indicam que uma alimentação rica em colágeno traz benefícios para a saúde. “Precisamos de uma legislação que regule a quantidade de açúcar e de colágeno” afirma Manuela Dias, nutricionista da Pro Teste.
A Kraft Foods, responsável pelas gelatinas Royal, e a J. Macêdo, da linha de produtos Sol, afirmaram por nota que seguem rigorosamente a legislação do País. A Bretzke Alimentos apontou que a quantidade total de açúcar dos seus produtos é inferior à quantidade diária recomendada pela OMS para um adulto. Também informou que foi lançada uma linha com quantidade extra de colágeno para consumidores interessados “nos aspectos funcionais da substância”.
As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.
Anúncios

21 thoughts on “Gelatina Caseira de Manga

  1. Ei Ju ontem eu mesmo fiz a gelatina de manga pra Celina, quando cheguei do trabalho… A Núbia ofereceu pra ela hoje depois do almoço e a menina adorou!
    Valeu mesmo pela dica!

  2. Oi Ju, fiz a gelatina, mas ela ficou mais durinha do que as industrializadas , o que causou uma desconfiança no João Gabriel, ele ama gelatina , mas comeu com cara feia, não acreditando muito que era gelatina…rss…ele anda tão seletivo…agora o Davi ,claro, amooouuu !!!! Ju será que errei na quantidade de liquido ?? coloquei 500 ml conforme instrução, ou ela fica durinha mesmo ??? Eu gostei mesmo durinha, agora vou fazer com outros sabores…Valeu a dica….bjus

    • Ei Raquel! Sim ela fica mais firme que as industrializadas, mas não fica dura! Talvez uma boa coisa seria você fazer com menos gelatina… Coloque um pouco menos que 1 pacotinho daquele. Ja fiz com menos e ela fica mais molinha… Fica Gostosa tbm! Se fizer me conta depois ok? Bjssss

  3. Olá Juliana, gostei muito de encontrar seu blog. Tal como você, leio detalhadamente a lista de ingredietes e os valores nutricionais dos produtos nos mercados. Como gosto de cozinhar tenho tentado substituir tudo que se necessito e encontra-se pronto nos mercados por alimentos preparados por mim mesma. Ao menos coloco aquilo o que eu quero e nao o que as industrias alimentícias colocam para tornar seus produtos mais rentáveis. Vou experimentar sua receita de gelatina porque me parece ser exatamente como eu gosto.
    Beijos

  4. Olá! Gostei muito da receita! Eu fiz com abacaxi bem maduro, colquei umas 4 fatias por 2 ou 3 minutos no microondas, depois bati com um pouco de agua e dissolvi a gelatina sem sabor (nao peneirei de proposito). Minha filha de 8 meses amou a sobremesa. Mas eu sempre fico na duvida de qual seria a validade dessas gelatinas naturais, principalmente as que utilizam a fruta “crua”, você saberia me dizer? Obrigada!

    • Que legal essa dica do abacaxi Josiane! Amei… vou fazer tbm!Sobre a duração das gelatinas, não sei te dizer ao certo, porque sempre que eu faço acaba tão rápido que não fica nem 2 dias na geladeira rsrs, mas vou dar uma procurada e se achar te falo, ok?! Abraços!

  5. Oi querida, uma dúvida, vc disse que fez com suco de uva integral, porém não misturou água, pode me explicar melhor? significa que não devo hidratar a gelatina como manda o fabricante? como se faz então? agradeço muito!!! Bjss

  6. li meio por cima a receita e fiz com 100ml de agua misturado ao suco de manga e então como a gelatina sem sabor vem em duas fiz as duas e misturei ao suco vamos ver como saíra o resultado…

    • Olá Daniela! Não sei te dizer se dá certo porque nunca fiz. Mas talvez batendo a fruta e seguir os mesmos passos dessa de manga pode servir dê certo. Meu receio é que morango solta muita água. Se fizer nos conte! Abraços!

  7. ,Meu filho toma muitos medicamentos e não pode comer nada com corantes e nem lactose então obrigada pela receita amei vou fazer ainda hoje e tenho certeza que ele vai amar ,aqui em casa não uso nada que tem corantes ,amo tudo o que é natural bjs querida

  8. Pingback: Alimentação: Gelatina é saudável?

  9. Oi Juliana sou Bernadete nutricionista e trabalho com crianças em escolas do rio de janeiro e servimos de sobremesa gelatina industrializadas para as crianças e elas adoram, gostaria de evoluir a receita para gelatina natural de frutas fiz alguns testes mas a maior dificuldade e a filtragem em larga escala de produção fica difícil tentei fazer sem filtrar mas ficou com aspecto de geleia você teria uma técnica e ou receita para eu testar. Fico no aguardo.
    Atenciosamente, Bernadete

    • olá bernadete! que alegria saber que as escolas querem oferecer alimentos melhores para as crianças! Não tenho nenhuma técnica para te passar, pq eu sempre faço em pequena quantidade. Mas, se eu souber de alguma entro em contato. Sucesso e Deus abençoe!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s