Cuidado com o Açúcar Mascavo! Qual a melhor forma de adoçar?

acucar

Acho que a maioria das pessoas, assim como eu, sempre souberam que o açucar mascavo era uma opção mais saudável para adoçar do que o açúcar branco. Porém, semana passada lendo uma parte do livro do Dr. Alexandre Feldman (“Enxaqueca, só tem quem quer” – super recomendo a leitura! não apenas para quem sofre de enxaqueca, mas para quem quer ter uma qualidade de vida melhor em todos os sentidos!), mudei totalmente o meu modo de enxergar certos produtos até mesmo os considerados saudáveis!

Ele diz o seguinte no livro:

Foto retirada do livro "Enxaqueca só tem que quer" do Dr. Alexandre Feldman

Foto retirada do livro “Enxaqueca só tem que quer” do Dr. Alexandre Feldman

Publiquei isso no meu perfil pessoal do facebook e surgiram muitas duvidas e questionamentos a respeito do açúcar mascavo. Foi aí que resolvi contactar o Dr. Alexandre que prontamente me respondeu e sanou minha duvida.

Ele disse que a fonte da informação que ele publicou no seu livro, é de alguém ligado a uma grande cooperativa de açúcar que tem o açúcar mascavo entre seus produtos.

Então, amigos, cuidado com algumas marcas de açúcar mascavo comercial. Já sabemos que alguns fabricantes, para deixar o (falso) açúcar mascavo soltinho, embalam na verdade açúcar branco refinado, que ganha um banho dos restos do preparo do melado de cana, para ganhar a cor e o aroma característicos, porém sem deixar o produto “grudento”. 

Concluo, então, o seguinte: que temos que ter cuidado na escolha do açúcar mascavo que compramos! Informe-se, leia o rótulo e procure saber a real procedência, observe a cor e as características do produto que você está adquirindo!

acucar

Mas, qual seria, então, a melhor forma de adoçar no dia-a-dia? 

A regra básica é a seguinte: quanto mais escuro é o açúcar, mais vitaminas e sais minerais ele tem, e mais perto do estado bruto ele está. A cor branca significa que o açúcar recebeu aditivos químicos no último processo da fabricação, o refinamento.

Aos poucos estou substituindo o açucar cristal branco e o refinado pelo açúcar mascavo (compro um muito bom, orgânico, lá na Feira de Orgânicos do Parque Água Branca em SP – terça as 16hs e sábado na parte da manhã), pela rapadura e pelo melado de cana.

rapadura e melado cana

açúcar de coco é também uma boa opção, mas ainda difícil de achar e bem caro.

O açúcar demerara passa por um refinamento leve e também não recebe aditivos químicos e conserva as vitaminas e minerais. Ainda uso o demerara, mas pretendo reduzir ao máximo também, já que passa por leve refinamento.

A rapadura é basicamente o açúcar sem refinamento algum – apenas o caldo de cana cozido até reduzir e se transformar numa barra sólida.

O melado é obtido da fervura do caldo de cana até ficar consistente, ao mesmo tempo em que é purificado com a retirada constante da espuma. Mais concentrado, batido até começar a cristalizar e moldado em formas de madeira, ele se transforma na rapadura. Para virar açúcar mascavo, deve ser batido até secar. O melado é, pois, um produto artesanal, sem aditivos.

♥ Como substituir o tradicional açúcar branco por essas outras opções? Eu tenho feito assim: substituo o açúcar branco pela mesma quantidade de mel, melado ou rapadura, mas vou fazendo aos poucos e vou provando para ir sentindo o ponto de doçura que quero. E, vou reduzindo o uso para tentar educar o meu paladar a usar menos quantidade de açúcar na alimentação.

♥ Abaixo, reproduzo o texto que encontrei no Blog Lua e Chá  que deixa muito bem explicado a diferença da rapadura para o açúcar mascavo. Só mesmo a título de curiosidade para vocês. Confira abaixo:

“No artigo de MARCO ANTONIO AZEREDO CESAR & FÁBIO CESAR DA SILVA encontrei os diferentes processos na fabricação do açúcar mascavo e rapadura. Veja abaixo o esquema (para ver melhor a imagem clique sobre ela):


Já em uma pesquisa no site da Embrapa encontrei mais informações que esclarecem que o açúcar mascavo não é bem a mesma coisa que a rapadura ralada. O primeiro, por algum motivo em seu processo de transformação da garapa em açúcar mascavo, perde bastante de suas propriedades nutritivas. Fato que não ocorre com a rapadura.

Observem abaixo a tabela nutricional comparando o açúcar refinado, o mascavo e a rapadura:

Então a rapadura é bem superior nutricionalmente ao açúcar mascavo que eu comprava no mercado.”
→ Outras fontes que consultei para este post: Site Crianças na Cozinha da Pat Feldman; Contacal
Bom, é isso! Espero que tenha esclarecido as duvidas e também informado sobre como fazer um bom uso do açúcar no nosso dia-a-dia!
Abraços!
JU
Anúncios

14 thoughts on “Cuidado com o Açúcar Mascavo! Qual a melhor forma de adoçar?

    • Ninguém que eu conheça, sabe fazer açúcar mascavo, é tudo melado batido. No açúcar mascavo verdadeiro e original, como antigamente, é colocado um barro fofão preto, do brejo, sobre ele, onde se joga água sobre esse barro, até o açúcar ficar branquinho e sem gosto de rapadura. Ninguém sabe mais como se faz um açúcar mascavo verdadeiro, é tudo enganação, é uma pena, perdeu-se a tradição, agora todas as pessoas consomem rapadura moída, como se fosse açúcar mascavo, hehehehe!

  1. Eu já vi produzir açucar mascavo na casa do meu avô…creio que seja um total desperdicio de dinheiro refinar o açucar, tranforma-lo em açucar branco e depois dar um banho de melaço, sendo que o primeiro produto da transformação do caldo de cana é o próprio açucar mascavo…a única coisa é que ele fica empelotadinho, mas isso qualquer processo mecânico resolve…sei não viu, acho bem dificil dessa informação ser verdadeira.

  2. COMPREI RAPADURA , E NA EMBALAGEM ESTA ESCRITO AÇUCAR MASCAVO, MAS O GRANDE PROBLEMA É A DIFERENÇA D PREÇO, POIS SE COMPRASSE RAPADURA MESMO, O PREÇO SERIA MAIS EM CONTA, ENTÃO ELES RALAM A RAPADURA E VENDEM NUM PREÇO BEM SUPERIOR, ISSO É ENGANAR O CONSUMIDOR.

  3. Olá, gostei muito da publicação! Então o mais aconselhável é usar a rapadura, o melado de cana e o mel para adoçar?? São opções mais saudáveis?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s