Pãozinho de abóbora

pão abóbora

Sempre que dá, eu faço pão em casa, ás vezes, pela correria uso a minha máquina de pão, ás vezes não. Mas, eu sempre quis reproduzir um pão em casa que fosse tão bom ou melhor que aqueles de padaria… E, feito em casa, com os ingredientes que eu selecionasse sabendo que não teria nada além do necessário para um bom pãozinho!

Já fiz bons (e saudáveis) pães em casa, mas nunca conseguia o resultado que eu esperava. Comíamos, ficavam bom, mas ainda estava longe do ideal que gostaria!

Lendo e pesquisando sobre a arte de fazer pães, descobri alguns simples detalhes que me fizeram chegar ao pão ideal!!! Esse foi o primeiro que realmente gostei do resultado… e, gente, é viciante fazer pão!! É fantástico ver o fermento agindo, a massa crescendo e o resultado final ser esse que vemos na foto! Não vou dizer que não dá trabalho… na verdade, não considero isso um trabalho, mas um prazer realmente! Respeitar o tempo de crescimento da massa, perceber que até o clima do dia influencia no andamento do processo, sovar bastante (e nessa hora o Samuel me ajuda e ama trabalhar a massa rsrsr), enfim…. vale a pena! O primeiro pão a gente nunca esquece hehehe! Por isso, não poderia deixar de compartilhar essa receitinha com vocês aqui no blog!

Sigam a risca o que eu escrever e vocês terão esse pão delicioso para tomar de café da manhã ou no lanche da tarde!

pão abóbora

Primeiro vou contar para vocês o que eu NÃO fazia nos pães e que eu fiz nesse (e farei nos próximos) que fizeram MUITA diferença!

♥ Eu sovava a massa, mas não o suficiente! Quando fala ‘sovar a massa’, é SOVAR MESMO!!! MUITO!!! Pelo menos uns 10 minutos direto! Procure alguns vídeos na internet que mostram movimentos de sovar. Não é nada complicado, mas fazer os movimentos certos ajudam no resultado final!

♥ Cuidado com a temperatura da água (ou do líquido) que você coloca junto com o fermento na hora de misturar a massa. Tem que estar MORNO! Nunca QUENTE, porque senão “mata” o fermento. Fique atento a isso!

♥ O clima do dia que você estiver fazendo o pão, influencia no tempo de descanso da massa. Normalmente dias mais quentes são mais favoráveis para a massa crescer. Por isso que, o ideal é colocar a massa para descansar num lugar sem muita ventilação (dentro do forno desligado) e mais quentinho (para ativar o fermento). Tem pessoas que gostam até de colocam a massa envolta em cobertas. Eu deixo dentro do forno desligado e coberto com um pano limpo e ligeiramente úmido.

♥ Como modelar os pãezinhos!!! Sim! Não é fazer uma bolinha e ficar enrolando com as mãos… tem um jeito muito legal e correto de fazer as bolinhas para o pãozinho ficar desse jeitinho igual de padaria!

Tem que untar a mão com manteiga, pegar um pouco da massa e esticar formando uma bolinha de modo que a parte de cima fique bem lisa e depois é só espremê-la entre o polegar e o indicador. Eu aprendi isso AQUI NESTE VÍDEO . Você pode clicar e visualizar melhor como faz. (Neste link está o vídeo inteiro ensinando a fazer um OUTRO tipo de pão, mas por volta de 5:00 minutos ele mostra como modelar o pão e foi exatamente assim que fiz). Separei também umas fotos retiradas desse mesmo vídeo para vocês verem.

  IMG_3625    IMG_3623  10720917_10204220680351335_495950775_n10733486_10204220677231257_1042688475_n10723159_10204220679391311_15316965_nIMG_3621

♥ E por último, um detalhe que eu nunca li em nenhuma receita de pães e aprendi vendo por acaso em umas fotos de pão na internet. A maneira como você coloca os pães na assadeira!!! Eu achava que tinha que colocar igual coloca pão de queijo para assar sabe? Com uma boa distância para não grudarem e etc… mas nesse pão o ideal é você colocar eles mais juntinhos mesmo. Não grudado, mas com uma pequena distância entre eles. Vai formar aquele efeito que vemos nos pães de padaria hehehe que você desgruda e sai aquela pelinha fofinha e macia! Hummm! Olhem só as fotos:

pão abóbora

Depois de descansar pela segunda vez! Olha como ficam juntinhos!

pão abóbora

Antes de ir ao forno é só passar a misturinha para ficar com aquele douradinho lindo por cima!

pão abóbora

Indo pro forno

pão de abóbora

Quentinho… recém saído do forno! Hummm

pão abóbora

Sem legenda rsrsrs 😉

Vamos a receita!

Pão de abóbora

Fonte: Pimenta Preta

Obs.: Essa receita rende cerca de 35 pãezinhos. Se quiser pode dobrar a receita.

Ingredientes

500gr de abóbora cozida (já fiz com a cabotiá, japoneza, moranga…)

1/2 copo (requeijão) da água do cozimento da abóbora

1/2 copo (requeijão) de leite

1 copos (requeijão) de açúcar

1/2 copo (requeijão) de óleo

1/2 colher (sopa) de sal

1 ovo

10g de fermento biológico seco (1 pacotinho daquele que compra no supermercado)

Farinha de trigo até dar o ponto (aproximadamente 1kg )

Modo de fazer

Bata no liquidificador a abóbora, água, leite, açúcar, sal, óleo e os ovos. Disponha a mistura em uma bacia grande, acrescente o fermento, misture e deixe descansar uns 5 ou 10 minutos.
Vá acrescentando a farinha aos poucos, mexendo vigorosamente com uma colher de pau. Quando a mistura ficar pesada demais para misturar com a colher, misture com as mão, sove bastaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaante (sove por pelo menos uns 10 minutos! está ai parte do segredo para o pão ficar fofinho e igual de padaria!).

Acrescente a farinha só até desgrudar das mãos, não coloque mais que isso, para não ficar seco. Vc vai perceber que quanto mais você trabalha a massa mais ela vai se desgrudando das mãos. Então MUITO cuidado com a quantidade de farinha que vc usa. Quando usar o pacote de 1kg todo já saiba que poderá usar APENAS MAIS UM POUCO OK?

Deixe a massa descansar por umas 2h, coberta por um pano úmido, em lugar morno, ou com menos ventilação.

Unte as assadeiras com manteiga ou óleo e enfarinhe-as.

Modele os pães como ensinei no vídeo no começo desse post e, vá dispondo na assadeira, já untada, de maneira que não fiquem muito longe uns dos outros.

Depois de colocar todos os pãezinhos na assadeira, deixe crescer por mais umas 2 horas (coberto, novamente). Depois de crescidos, pincele por cima dos pãezinhos a misturinha de gema de ovo com 1 colherzinha pequena de café solúvel e 1 colherzinha de água. Essa misturinha é que vai dar aquela cor douradinha por cima… fica brilhante e sem o gosto do café.

Depois disso, é só levar para assar em forno pré-aquecido a 180 graus. Gosto de assar pães em temperatura não muito alta, pra garantir que assem bem por dentro… é difícil falar o tempo que demora para assar porque varia muito de forno para forno, mas aqui assei por cerca de uns 25 minutos ou até que começaram a dourar por cima.

pão abóbora pão de abóbora

Delícia!!! 🙂

 IMG_3584 1  IMG_3579

45 thoughts on “Pãozinho de abóbora

  1. Juliana! Fiz o pão e ficou maravilhoso! Jurei que não ia dar certo, porque a massa ficou grudenta demais (segui a sua dica e resisti colocar mais farinha! Fui modelando com muita paciência), mas eles acabaram de sair do forno super fofinhos e lindos. Dei até pulinhos de alegria pela cozinha porque achei que ficariam abatumados hahaha.
    Fiquei com uma dúvida (que eu acho que é a razão pela minha massa ter ficado úmida): tu pesaste a abóbora antes ou depois de cozinhar? Eu pesei antes, então acho que o volume dela aumentou porque absorveu água.

    Obrigada pela receita!

    Curtir

  2. Que delícia desse pão!
    Não estou ingerindo açúcar então pra ficar mais salgado diminui pra 1/2 copo de açúcar e aumentei o sal pra uma colher e joguei canela por cima. Ai monha farinha sem fermento so deu meio quilo e coloquei o restante de farinha com fermento. Pensei “seha o que Deus quiser. Ficou top.

    Curtir

  3. Juliana, esse pão é simplesmente SENSACIONAL!! Gostoso de fazer e mais ainda de comer!!! Rsrs
    Não acho que dá trabalho, mas precisa de tempo para fazer e de ficar monitorando. Eu adorei fazer! Segui suas recomendações e ele ficou exatamente como você disse. Fez o maior sucesso em casa!! Certeza de que vou repetir!! Gratidão !!

    Curtir

Deixe um comentário