Pão de banana (delicioso!)

IMG_1636 IMG_1633 1

Esse pãozinho é uma delícia! Aprendi com a minha querida amiga Nívea Soares (obrigada Nini!).

Gosto demais do sabor desse pão! Desde que aprendi faço muito dele aqui em casa!

Vamos a receita?

Pão de Banana

Comece fazendo a “esponja” da seguinte maneira: misture 1 sachê de fermento para pão (não é o de bolo, ok?) com duas colheres de farinha de trigo e 3/4 xícara de água morna (tem que ser morna, NUNCA quente!). Deixe essa misturinha “descansar” no forno desligado porém quentinho (ligue o forno, deixe ele esquentar só um pouco e então desligue). Ela vai espumar depois de alguns minutos. Reserve.

Enquanto isso, bata bem no liqüidificador:

2 bananas nanicas (caturra) COM CASCA (lave antes e retire as extremidades)

2 ovos

1 xícara de óleo

1 xícara de açúcar mascavo ou açúcar de coco

Canela a gosto (uso cerca de meia colher rasa de sopa )

Depois que aquela primeira misturinha que você fez já descansou e o fermento reagiu (ela espuma e fica parecendo uma esponja), misture-a com o conteúdo do liqüidificador já num recipiente grande para você poder misturar a farinha de trigo.

Vá colocando a farinha de trigo aos poucos. Você vai usar cerca de 1kg de farinha de trigo (uns 800 gramas tal), mas isso vai depender do clima e do ponto da massa. Vá adicionando e sovando a massa até que ela comece a desgrudar das mãos. Só até que comece a desgrudar (ela ainda vai grudar um pouco). * Se quiser usar farinha de trigo integral também dá certo, mas recomendo usar pelo menos metade de farinha de trigo branca para o pão não ficar muito pesado – Eu tenho usado a proporção 1/3 farinha integral e 2/3 farinha branca.

Sove a massa… por uns 10 minutos!! Quanto mais você sovar, mais fofinho ele ficará.

Deixe a massa descansar por umas 3 horas ou até que dobre de tamanho. Após isso, modele os pães como você preferir. Pode ser bolinha, trança ou assá-los na forma tipo de bolo inglês, como na foto. Deixe descansar mais um pouco (pelo menos até você ver eles aumentarem de tamanho). Pincele gema de ovo por cima  e leve para assar em forno pré aquecido a 200 graus por cerca de 20 minutos ou até ficar douradinho por cima.

IMG_1638 1

Dica de ouro: na hora que for assar o pão ferva água e coloque em uma travessa no “chão”do forno. O vapor fará com que o pão fique mais molhadinho! Veja na foto abaixo. 

IMG_1637 1

Gostaram? Curta o Blog Casa da Ju no facebook e fiquem ligados nas próximas receitas!

Abraços!

JU

Anúncios

3 thoughts on “Pão de banana (delicioso!)

  1. Que máximo eu estou imaginando que delícia deve ser de sabor, gosto muito se posivel envia está deliciosa receta em meu email desde já agradeço atenciosamente ó meu muito obrigado!…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s