Receita de Cheesecake Tradicional (New York City Style)

cheesecake

A primeira vez que provei uma cheesecake foi numa viagem que fiz com a minha mãe para New York. Eu fiquei tão apaixonada pelo sabor e suavidade dessa torta que ela se tornou uma das minhas sobremesas favoritas!!! Confesso que já provei algumas cheesecakes que deixaram MUITO a desejar e não me remeteu nem um pouquinho á memória daquela famosa que eu havia provado nos EUA. Aliás, depois de um tempo, descobri que aquela famosa confeitaria de NYC havia ganhado o prémio de melhor cheesecake do mundo! UAU!

966_1126

Cheesecake que provei lá em New York!

Garanto que essa receita que compartilho hoje com vocês, chega bem perto da que eu provei lá. Existem muita variações de sabores e ingredientes que pode-se fazer ao preparar uma cheesecake. Eu prefiro a tradicional, coberta com geléia de frutas vermelhas, mas pode-se usar qualquer tipo de geléia que você quiser ou até mesmo abrasileirar a receita usando goiabada para cobrir, o que aliás é uma super combinação…Romeu e Julieta… Queijo com goiabada…. Bemmm mineiro rsrs!

Então, use a cobertura que preferir. A base da torta também tem suas variações. Há quem misture, além do biscoito e da manteiga, alguma castanha, canela, enfim…. Vou ensinar a basicona mesmo, porque prefiro que o sabor do recheio apareça mais, então faço a base só com biscoito mesmo.

Sobremesa tranquila de fazer… Mais simples do que você imagina. Vou dar todas as dicas para sair perfeita! 😉

chessecake ju

Cheesecake Tradicional (NYC Style)

Fonte: Adaptada do site “I could kill for dessert” e da “Philadelphia”

Obs.: AQUI ESTÁ A RECEITA PARA VOCÊ FAZER UMA CHEESECAKE BEM ALTA COMO AQUELA DA FOTO DE NEW YORK. MAS DÁ PARA FAZER MEIA RECEITA QUE FICA MUITO BOM TAMBÉM. Essas fotos minhas são com meia receita!

PARA A BASE:

  • 200 gramas de BISCOITO MAISENA ou aquela de LEITE (eu prefiro a de leite porque foi a única que encontrei que não é transgênica)
  • 150 gramas de MANTEIGA SEM SAL DERRETIDA
  • 1 colher de chá de canela (opcional – eu não usei)

PARA A MASSA:

  • 1 kg e 200 gramas de CREAM CHEESE (4 potes daqueles grandes – uso marca Philladelphia) Repetindo: se quiser faça meia receita, ok? eu fiz meia receita!
  • 2 xícaras de AÇÚCAR REFINADO
  • 2 colheres de sopa de FARINHA DE TRIGO
  • 1 colheres de sopa de EXTRATO DE BAUNILHA (prefiro usar menos extrato, para não roubar o sabor do ‘queijo’)
  • 6 OVOS

CALDA:

300 gramas de geléia de sua preferência. Recomendo a de frutas vermelhas, de preferência caseira ou alguma que não seja doce demais. Decore com algumas frutinhas ou use apenas a calda mesmo. Se quiser fazer o efeito ‘Romeu e Julieta’ use geléia de goiaba e use uns cubinhos de goiabada para decorar.

FAZENDO A BASE:

  1. No processador, bata o biscoito até virar uma farofa.
  2. Junte a manteiga e bata até que tudo se misture bem.
  3. Jogue toda a mistura em uma forma de 21 cm com 6 cm de altura e fundo falso (aquelas fôrmas de fundo removível sabe?), forme toda a base do cheesecake apertando bem e subindo com a massa pela lateral da forma também. Dessa maneira você terá um aspecto rústico e super bonito.
  4. Assim que estiver pronto, leve para assar a 180oC por aproximadamente 10 minutos. Retire do forno e deixe esfriar.

FAZENDO A MASSA:

  1. Com todos os ingredientes em temperatura ambiente, comece a misturar o cream cheese, com o açúcar, a farinha e o extrato de baunilha. Misture tudo muito bem e acrescente os ovos um a um. Não bata muito para não aerar a massa. Quando tudo estiver homogêneo está pronto.
  2. Jogue a massa por cima da base (que já foi assada no forno e já esfriou TOTALMENTE), forre a assadeira com papel alumínio para que a água do banho maria não penetre na massa e leve para assar em forno pré-aquecido a 180oC em banho-maria por cerca de 2 horas e meia.
  3. Desligue o forno e deixe o cheesecake esfriar dentro dele. A hora de desligar (o ponto da cheesecake) é quando as bordas estão firminhas e, ao chacoalhar levemente a forma, o centro dança como se fosse uma gelatina.
  4. Quando esfriar leve para a geladeira (só depois de fria, leve para a geladeira para gelar) e deixe gelar por pelo menos 4 horas.

MONTANDO:

  1. Retire o cheesecake da forma, cubra com a geleia e decore com frutas ou deixe só com a calda mesmo.

IMG_0957

IMG_0967

Dicas para uma cheesecake perfeita

(texto extraído do “ICKFD” e do “Bolsa de Mulher”)

  • Parece óbvio, mas é importante lembrar que a qualidade dos ingredientes usados na receita vão interferir diretamente no resultado do doce. Por isso, é importante investir em produtos bons – nem que você precise gastar um pouquinho mais para isso.
  • Um dos maiores segredos da cheesecake perfeita é não bater demais. Isso porque o ar é um dos grandes inimigos da receita. O único momento do preparo em que se pode bater bastante os ingredientes é quando estiver juntando o cream cheese e os ovos. Para os demais passos, bata apenas o necessário para evitar muito ar na mistura.
  • É essencial que a massa esteja realmente homogênea. Para garantir esse resultado, é preciso abandonar a batedeira em alguns momentos e raspar com uma espátula as laterais da tigela para incorporar bem todos os ingredientes.
  • A temperatura dos alimentos é outra chave para a sobremesa dar certo. Para a cheesecake ficar com a textura perfeita todos os ingredientes devem estar em temperatura ambiente. Para isso, deixe-os fora da geladeira por cerca de 1 hora antes de começar a preparar.
  • Assar a cheesecake em banho-maria faz toda a diferença, mas lembre-se de forrar o lado de fora da assadeira com papel alumínio para que a água não penetre a massa.
  • Enquanto a cheesecake estiver assando, NÃO abra o forno.
  • Depois de assada, mantenha a torta fora do forno por pelo menos 1 hora antes de levar para a geladeira. A dica é mantê-la sobre uma grade, pois assim ela resfria por inteiro e não corre o risco de rachar.
  • Você pode congelá-la, também. Cheesecakes duram até 2 meses no freezer! Para servir, basta deixá-la uma noite descongelando na geladeira e depois aguardar para que atinja a temperatura ambiente.

IMG_0958   IMG_0970

Curtiu?! Muito gostosa essa sobremesa! Faça porque vale a pena!!!

Abraços!

Juliana

Anúncios

One thought on “Receita de Cheesecake Tradicional (New York City Style)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s