Suflê de Milho Verde

suflê de milho

Essa é uma das minhas receitas “queridinhas”… Receita de família!

Desde novinha minha mãe faz esse suflê pra mim e é um p-e-r-i-g-o porque, se deixar, eu como tudo sozinha (não é mãe?! rsrs!!). E eu continuo fazendo aqui para minha família também! Delícia! Só falo isso!!! Se você é fã de milho como eu… ahhhh com certeza você vai amar!!!!!

suflê de milho 969_4883 969_4880 suflê de milho

Suflê de Milho Verde

1 lata de milho verde, sem água (certifique-se de retirar toda água, ok? coloque na peneira)

2 xícaras de leite

2 colheres de manteiga

1 colher bem cheia de farinha de trigo

100 gramas de queijo ralado (se quiser o sabor mais suave use 50 gramas – uso queijo parmesão)

3 ovos

1 tablete de caldo de galinha

Sal a gosto

Modo de preparo

Derreta no fogo a manteiga, ligeiramente, junte a farinha de trigo e deixe tostar um pouco. Misture o leite com o sal e o caldo de galinha (cuidado com a quantidade de sal que você vai colocar nessa hora, porque tanto o queijo ralado quanto o caldo de galinha já são bem salgadinhos… portanto é melhor deixar para acertar o sal depois, ok?) e deixe engrossar em fogo baixo (tem que engrossar bem ok? normalmente isso acontece depois que ferve). Retire do fogo e deixe esfriar um pouco. Misture então o queijo ralado, as gemas e um pouquinho de pimenta do reino (se você gostar… eu não ponho). Mexa bem e adicione o milho. Prove o sal. Por último, bata as claras em neve e revolva tudo com cuidado (não vá misturar muito e nem forte para não perder o ar que dá aquele aerado do suflê… é só para revolver com cuidado). Por fim, despeje na forma refratária untada com manteiga e leve ao forno pré aquecido a 180/200 graus. (leia abaixo a “Dica da Ju” onde fala melhor sobre a hora de retirar do forno).

Obs.: as fotos abaixo são do passo a passo para fazer o suflê. Nas fotos usei a quantidade em dobro, porque queria fazer uma quantidade maior.

suflê de milho suflê de milho suflê de milho suflê de milho suflê de milho suflê de milho suflê de milho suflê de milho

suflê de milho suflê de milho

♥ Dicas da Ju

– Se quiser pode salpicar parmesão ou outro queijo por cima antes de ir ao forno.

– Existem refratários próprios para assar suflês. Se não tiver, pode fazer em tabuleiro mesmo que eu já fiz e dá certo também… só não fica com essa aparência de suflê, mas fica delicioso do mesmo jeito 😉

– O ponto de retirar do forno é quando o suflê estiver bem douradinho e você perceber que o suflê já endureceu (não está líquido). Se tirar antes da hora ele vai dar um líquido no fundo e não vai ficar muito firme como deveria. De primeira, ás vezes, é difícil perceber o momento de retirar do forno e o controle da temperatura do forno, mas com o tempo você vai pegando. Os meus primeiros suflês deram esse líquido no fundo, mas, olha… não me incomodou em nada rsrsrs… ficou bom também!

– É normal o suflê baixar um pouco depois que você retira do forno… não se preocupe 😉

Abraços!

Juliana

Anúncios

20 thoughts on “Suflê de Milho Verde

  1. Amei seu Blog Jú, e essa receita do Suflê de Milho Verde nem se fala rsrs, amoooo milho verde, estou tentando aprender cozinhar receitas diferentes, pois estou quase me casando / / / 🙂 …
    Parabéns por sua linda família, vcs são bençãos por onde passam e alcançam … 🙂
    Beijos e vc está linda, Deus abençoes vcs !!!!

  2. Eu fiz ontem e adoreiiii… ótima receita! Agora vou inventar com outros ingredientes no lugar do milho! Obrigada por compartilhar essas receitas maraaaaavilhosas !

  3. Oi Jú, fiquei em duvida sobre a gema que vc coloca depois que tira do fogo?! É isso mesmo?
    Se poder me esclareça por favor, quero muito fazer ainda hoje. Obrigada!

    • Oi Viviane! Qd vc desligar o fogo, espere esfriar um pouco antes de colocar a gema para evitar que ela cozinhe. E quando coloca-la já vá misturando bem para incorporar logo sem correr o risco de cozinhar. Abraços!

  4. Jú,as vezes sou meio metido em cozinha,de vez enquanto procuro algo novo para fazer.Sua explicações são muito boas,pra melhorar ainda mais,seria vc fazer vídeo das suas receitas.Mas não esqueça.uma cozinha bem chic,nada de acessório coloridos e de plásticos.rsrsr.
    Abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s