Sorvete Caseiro

sorvete caseiro

O verão chegou! E verão pede sorvete! Essa receita de sorvete caseiro é muuuuito boa e, de todas que já comi, é a que mais se aproxima dos sorvetes industrializados em relação à textura. Não fica aquele sorvete duro e é mais saudável do que as versões industrializadas, principalmente se você fizer com frutas frescas!

“Nos sorvetes industrializados além da gordura vegetal e da manteiga (sim, leva os dois), existe uma gama de porcarias artificiais que só fazem mal para nosso corpo” – Fonte: Panelaterapia

Sorvete Caseiro (a receita é de morango, mas dá para fazer de outros sabores)

Fonte: Panelaterapia

Rendimento: 1 pote de 2 litros e mais um pote pequeno (mais ou menos uns 200ml).

1ª etapa

Bata no liquidificador por 3 minutos:
1/2 litro de leite
1 colher de chá de liga neutra
1/2 xícara de açúcar

Coloque em uma assadeira de alumínio ou travessa de vidro pequena e leve ao freezer ou congelador até endurecer. Como o alumínio gela muito mais rápido, em 1 hora está pronta para a próxima etapa.

2ª etapa

Agora utilizaremos a batedeira.
Pique a base congelada com uma faca e coloque os pedaços na tigela grande da batedeira. Adicione:
1/2 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite
1 colher de café de emulsificante
1 colher de pó saborizante ou polpa de frutas – Já fiz usando aquele suco em pó clight de morango e também já fiz usando morangos frescos (fiz um purê com os morangos – é só processá-los ou amassá-los com um garfo). Achei que usando a fruta fresca no lugar do pó clight, a textura ficou um pouco diferente e menos “cremosa”, digamos assim. Mas como é muito mais saudável fazer com frutas frescas isso nem me incomodou! 😉

Continuando…. Bata todos os ingredientes por 12 minutos (comece na velocidade mais baixa e vá aumentando). Vai virar uma massa enorme e fofa.

Coloque em pote de sorvete ou pote plástico e tampe. É importante que o pote fique cheio até a boca para não criar cristais de gelo. Caso o pote seja maior que a quantidade de sorvete, coloque um pedaço de filme plástico encostado na massa antes de tampar. Leve para congelar por cerca de 12 horas.

OBS.: A Liga Neutra serve para unir os ingredientes e o Emulsificante para aerar e dar volume.

sorvete caseiro

sorvete caseiro  sorvete caseiro

♥ Dicas da Ju

É possível fazer esse sorvete SEM USAR AÇUCAR na primeira etapa do preparo! Se optar por fazer assim, não use o açúcar indicado na primeira etapa e, na segunda etapa, use uma lata inteira de leite condensado ao invés de meia.

SORVETE CASEIRO DE CHOCOLATE:  Eu nunca fiz esse sorvete de chocolate, mas li que é possível fazer da seguinte forma: No de chocolate use uma lata de leite condensado cozido e 10 colheres (sopa) de chocolate em pó. Não precisa usar açúcar.

SORVETE CASEIRO DE ABACAXI (Fonte: Panelaterapia)Leve ao fogo a polpa de 1 abacaxi pequeno cortado em cubinhos com meia xícara de açúcar. Deixe em fogo baixo até o açúcar derreter, o abacaxi soltar água e formar uma caldinha rala. Coe a calda e reserve (rendeu cerca de 1/2 xícara). Na segunda etapa do processo, bata a calda e umas gotinhas de essência de abacaxi junto com os demais ingredientes. Poderia ser utilizado suco em pó de abacaxi, pó saborizante para sorvete ou suco natural concentrado de abacaxi. De todas as formas fica bom! Na montagem alterne a massa com os cubinhos de abacaxi (que devem estar gelados). Leve ao congelador por 12 horas.

Aproveitem o verão!!!

Abraços!

JU

Anúncios

One thought on “Sorvete Caseiro

  1. se você levar ao fogo o morango ou o abacaxi com o açúcar ,fazer um doce rápido deixando pedaços ,misturar ao sorvete so na hora de levar ao freezer, não vai dar esta diferença

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s