Quibe Assado

quibe assado

Mais uma receita fácil de fazer para as refeições da família! Meu filhotinho, Samuel, amou!

Uma das vantagens que eu achei desse prato, é que a criança come com facilidade, sem ficar aquele tempão mastigando a carne que acaba virando um “chicletes” kkkk! Por conta disso, umas das forma que eu mais faço carne aqui em casa é aquela tradicional carne moída mesmo (Veja aqui uma ótima receita de Carne Moída com Berinjela)…  Então, eu achei ótimo variar e fazer o quibe assado, que também é delicioso e facinho pro baby mastigar!

Uma ótima opção para variar o cardápio do dia-a-dia, já que é muito prático, rápido, nutritivo, pouco calórico e delicioso, e super cabe também em dia de festa ou para servir como aperitivo para receber as visitas.

Que tal servir para as visitas?

Que tal servir para as visitas?

Ele fica suculento!!! Ah! E é barato, ó que beleza!

Quibe Assado

Fonte: Pitéu

Ingredientes

– Para 1/2kg (500gr) de carne moída de sua preferência (eu uso patinho e peço para o açougueiro moer 2 vezes a carne), 2 xícaras rasas de trigo para quibe; temperos a gosto; cebola; tomate; hortelã fresca; azeite e queijo mussarela (caso queira rechear o quibe assado).

Modo de fazer

Comece deixando o trigo de molho em água morna por algo em torno de 10 minutos.

  

Depois disso, você precisa tirar o máximo de água dele, para ficar bem sequinho. Escorra, esprema e reserve.

A forma que eu prefiro tirar a água do trigo é assim: Depois de deixá-lo de molho, coloco em uma pano de prato limpo e vou torcendo o pano e espremendo bastante para sair toda a água, como você pode ver na foto abaixo:

quibe assado

Coloque a carne moída em uma tigela e vá temperando: 1 cebola média ralada, 1 tomate sem semente bem picadinho, sal a gosto, pimenta do reino moída na hora (eu não coloco por causa do Samuel), se quiser coloque também pimenta síria (eu não coloco); polvilhe um pouco de canela em pó (cerca de 1 colher rasa de café…acredite, isso dá um quê fenomenal no tempero do quibe), 1 bom punhado de hortelã fresca beeeem picadinha (Imprescindível!  Não existe quibe sem hortelã, ok? Já fiz com e sem hortelã e com hortelã é imensamente melhor!!!!) e uma boa regada na massa com azeite de oliva extravirgem.

Misture tudo isso até que fique tudo bem incorporado. Eu misturo tudo com as mãos mesmo!

quibe assado

Depois de misturar bem, acrescente o trigo e acerte o sal.  É a ponta da língua que vai dizer se precisa acertar o sal. Unte seu refratário com um pouco de azeite.

quibe assado 

Depois disso, você tem duas opções:

1- Assar sem recheio
2- Assar com recheio – Você pode rechear com coalhada seca ou com queijo (mussarela, ricota, cream cheese, coalho…). Eu prefiro rechear com mussarela! Coloca metade da massa no refratário, depois camada generosa de mussarela e por fim o resto da massa.

  quibe assado

Antes de levar ao forno respingue um pouco de água filtrada (tipo uma chuvinha fina que você joga com as mãos mesmo), use uma faca para fazer o desenho dos losangos e depois regue com mais um pouco de azeite.

 

Leve, então ao forno médio, pré-aquecido, por cerca de uns 20 minutos…. Cuidado  para não esturricar o quibe, e deixá-lo seco demais! É rápido!

quibe assado quibe assado quibe assado

Hummmmm! Fica bom demais!!!!

quibe assado  quibe assado

18 thoughts on “Quibe Assado

  1. Oi Ju, to sempre de olho nas suas receitas, já te acompanhava como ministra do Senhor, sem saber vc é um exemplo pra mim q tb sou ministra, mas bora lá pra receita, Ju qtas gramas de mussarela vc usou? Vi q já está ralada, outra coisa, apenas 20min? fogo alto? Não fica cru não? última duvida, vc não usou caldo de carne, não ficou um pouco sem sabor?? Quero fazer hj hummm Bjus e que Deus te abençoe! Mayara

    • Oi Mayara! Que bom que vc tem acompanhado e gostado do blog! Eu não sei te dizer quantas gramas de mussarela eu usei… eu peguei uma peça que eu tinha aqui e ralei e coloquei por cima de modo que cobrisse tudo, como vc viu na foto… pode caprichar que fica ótimo! O tempo para assar o quibe varia de forno para forno, mas é uma média de 20 minutos mesmo, viu? e pode ficar tranquila que não fica cru não! Na duvida, pegue uma pontinha e prove antes de desligar o forno. Se deixar demais fica esturricado e seco… não fica bom assim! Não uso caldo de carne industrializado… aboli o uso dele aqui em casa pq faz MUITO mal para a saude… e sinceramente não fez falta nenhuma! Os temperos que sugeri na receita dão um sabor maravilhoso no quibe que acho que caldo de carne estragaria tudo rsrs! Não deixe de usar os temperos que falei (cebola, sal, canela, hortelã…). Beijos! Espero que dê certo!

  2. Oi Ju tudo bem?
    Quero te dizer que eu fiz esse quibe hj e ficou uma delícia meu filho amou e meu marido tbm.
    Muito fácil de fazer, só não coloquei a canela pq não tinha e eu deixei 40 minutos pq só 20 achei que ficou cru e esse tempo ele não ficou ressecado. Parabéns pela receita nunca tinha feito uma receita de internet e fiz e ficou demais. Parabéns de novo pela receita e pelo blog. Bjo

  3. Oi Ju, sou o Andre. Encontrei seu blog navegando a procura de uma receita de molho de tomate, adorei a sua. Te achei muito alto astral. So falta voce entrar pro time dos que nao comem animais mortos pra ficar ainda melhor. Grande abraço.

  4. Oie Ju, eu sempre q faço quibe deixo de molho na água gelada e com pedra de gelo por aproximadamente cinco minuto e lavo ate água que sai lavagem ficar incolor. Fica mais saboroso

  5. Sou péssima na cozinha, mas resolvi tentar, já que estou tentando comer mais saudável e os alimentos prontos são cheios de ingredientes ruins à saúde! Adorei seu blog e suas dicas!!!!!
    Estou fazendo o kibe ( espero que dê certo, pois já vi que esqueci de untar o refratário… Rssss) e depois vou fazer o bolo integral de banana!
    Bjs e obrigada por doar seu tempo!!!

  6. Ju, to chegando no site agora praticamente e amei! O bolo de fubá mimoso já virou minha especialidade graças a sua receita!!! Vou tentar fazer o quibe, mas queria saber se dá pra congelar depois…. Um beijão! Deus te abençoe!

  7. Amei a receita, nunca tinha feito Kibe Assado e adorei o resultado.
    Assei na air freyr (um pouco) na forminha da própria máquina, o restante assei numa fôrma média no forno.

  8. Oiii adorei seu blog. Eu tenho vontade de fazer o kibe de assadeira mas tenho uma dúvida: o kibe assa bem? porque não gosto de carne crua sabe.. tem que estar bem cozidinha rsrsrs Obrigada querida! Bjs

Deixe um comentário

