Couscous Marroquino

COUSCOUS marroquinho

Uma ÓTIMA alternativa para substituir o arroz ou servir como guarnição do dia-a-dia! Porque eu não descobri isso antes? Podem acreditar, mas eu nunca tinha comido couscous marroquino e nem me passava pela cabeça o tanto que é simples de preparar ! E ainda é super versátil, porque dá para fazer de várias formas de acordo com o seu gosto pessoal.

O couscous é uma sêmola de trigo duro (feito da farinha de semolina – grânulos de trigo durum), que é vendido no supermercado como couscous marroquino. É rico em fibras e MUITO SAUDÁVEL. O que eu comprei no supermercado foi esse da foto abaixo. Vem em uma caixinha.

couscous marroquino

Ele, em sua versão mais básica, fica pronto em no máximo 10 minutos e uma xícara rende bastante na quantidade! Umas 3 porções grandes! Maravilha!

Olha que fácil e rápido de fazer:

Aqueça uma panela de aço inox, despeje a xícara de couscous ali dentro e dê umas boas sacodidas na panela, jogo rápido. Eu li num site ( Receitas Preferidas do Claude Toisgros) que fazendo isso, ele fica mais soltinho e firme no final. Depois de aquecer os grão dessa forma, é só desligar o fogo, somar uma xícara de água fervente com sal a seu gosto, misturar bem e tampar a panela. Em 5 minutos os grãos terão absorvido a água e o couscous estará pronto, daí é só soltar os grãos com a ponta de um garfo. Depois disso eu coloco uma colher de manteiga e pra mim ele já está perfeito, mas você pode fazer como quiser.

Exemplos: pode envolver os grãos num alho e óleo, pode misturar uma ou duas colheres de molho pesto, ervas frescas, frutas secas, queijo parmesão, cogumelos ao vinho… Esses exemplos eu vi no Blog Pitéu da Katita, mas eu gosto tanto dele assim, simples, apenas com sal e manteiga, que nunca nem fiz de outro jeito hehehe! Mas pretendo fazer algum dia desses com legumes refogadinhos no azeite ou no óleo de coco.

Uma sugestão de cardápio: Eu fiz um quibe assado (em breve essa receita estará aqui no blog também… uma delícia!!!!) e para acompanhar, couscous marroquino (com sal e manteiga) e uma salada de rúcula com tomatinho cereja. Ah! e não vá achando que eu comi só esse prato que está na foto não viu? Esse daí eu fiz bonitinho para colocar no blog, mas na real eu como beeeeem mais que isso kkkk (tem gente que fala que meu prato é de “pedreiro”!!! rsrsrs). Sem comentários, por favor! rsrs 😉

 couscous

♥ Dica da Ju

Se na sua casa costuma dar aqueles bichinhos que ficam nos grãos (gorgulho…), após aberto guarde o couscous na geladeira.

One thought on “Couscous Marroquino

Deixe um comentário

