Bolo de Banana sem Farinha e sem Açúcar

bolo de banana sem açucar e sem farinha 2

Mais uma receita que faço para o Samuel comer de lanche ou no café da manhã! Descobri essa receita no Blog da Tati, o Panelaterapia, e logo me chamou atenção, pois estou sempre atrás de opções saudáveis para o lanche do meu príncipe. Ele ama e come feliz da vida! 

Bolo de Banana sem Farinha e sem Açúcar

Fonte: Panelaterapia

Ingredientes

– 2 bananas nanicas (quanto mais maduras, mais docinhas estarão e em consequência o bolo ficará mais docinho e saboroso também!); Ah! Já usei banana prata madurinha e também ficou ótimo, mas com a Nanica fica mais docinho!

– 1/2 xícara de uvas passas pretas sem caroço;

– 2 ovos pequenos;

– 1/4 xícara de óleo; *Atualização 17/10/14 – use óleo de coco e o bolo, além de mais saudável ganhará um sabor delicioso de côco!)

– 1 xícara de aveia (tanto faz flocos finos ou grossos); *Atualização 17/10/14 – Achei que o bolo fica ainda melhor usando farinha de aveia! 

– 1 colher de café de canela em pó (opcional)

– 1 colher (sopa) de fermento em pó.

* Minha xícara medidora tem 220ml.

Modo de fazer

Comece batendo os ingredientes líquidos no liquidificador (ovos e óleo), depois acrescente as passas, canela (opcional) e a banana. Por fim vá acrescentando a aveia e por último o fermento. Se seu liquidificador não for muito potente, aconselho bater os ingredientes mais leves e juntar a aveia e o fermento em uma tigela porque essa massa é bem densa.

Unte uma forma com manteiga/margarina e polvilhe farinha de trigo e leve para assar em forno preaquecido em 200º por cerca de 35 minutos. O tempo pode variar muito dependendo da marca do seu forno. Faça o teste enfiando um palitinho no centro do bolo, se sair limpo, o bolo está assado. Mas atenção: só abra o forno para o teste depois de 30 minutos para o bolo não murchar.

IMG_8414 IMG_8416

IMG_8436 bolo de banana sem farinha e sem açucar

♥ Dicas da Ju

– Se você quiser pode separar umas bananas para colocar por cima da massa antes de assar. Fica ainda mais gostosinho!

bolo de banana sem farinha e sem açucar   IMG_8664

– DICA MARAVILHOSA!!! Eu faço e já congelo alguns! É só envolver em filme plástico e colocar em um potinho fechado. Depois é só dar uma RÁPIDA aquecida no microondas para descongelar ou deixar um tempinho do lado de fora que fica ótimo… como novo!!! É uma mão na roda ter lanchinhos prontos!

IMG_8688 IMG_8689

– Já fiz essa mesma receita na versão “muffins”… fica igualmente gostoso e até mais prático na minha opinião! Rende 11 bolinhos desses da foto!

IMG_0257 IMG_0264

– Eu achei esse bolinho bem gostoso, mesmo não tendo aquele “doce” tradicional dos bolos que levam açucar. Mas, para aqueles que não abrem mão, sugiro colocar umas 2 colheres (sopa) de açucar na massa. Isso vai do gosto de cada um.

– Para os adultos uma dica: Na hora de servir, polvilhe canela e /ou mel. IMG_8443

– Quer uma outra receita super saudável e sem açucar também? Olha essa aqui: BOLINHO DE FRUTAS FÁCIL SEM ACÚCAR

Abraços e um ótimo fim de semana! Ju

Anúncios

86 thoughts on “Bolo de Banana sem Farinha e sem Açúcar

  1. Eu fiz e ficou uma delícia! Coloquei uma colher de sopa de farinha de banana verde e metade de óleo de coco e óleo de canola, e coloquei farinha de aveia e metade de farelo fino de aveia e ficou muito macio, quase um suflê e moreninho por fora.

  2. Que delicia Jú ! Acabei de fazer e estou saindo da cozinha, sabe por que? não vai sobrar nada pra ninguem. Gratidão minha flor.

  3. Ju. Não tenho palavras pra falar o qto o bolo ficou maravilhoso e saboroso. Dobrei as medidas e fiz numa forma redonda e usei óleo de côco e açúcar de côco. 😋😋😋 Ficou uma delícia.
    Obrigada pelas receitas maravilhosas.

  4. Aldo Monteiro fiz final de semana passada super saudavel farei de novo este final de semana em forma retangular coberto com rodelas de banana polvilhada com uma mistura de canela em pó e açucar cristal demeraro (pouco só para ficar crocante)

  5. Ju, meu marido adorou! Só que o bolo ficou bem baixinho… Qual o tamanho da forma que tenho que usar? Pode ser de bolo inglês ou forma de pão? Obrigada

  6. Ai mdss deixei de comer açúcar e às vzs me dá uma vontade louca de encher a cara de chocolate ou de alguma coisa doce! Espero que esse bolinho seja a solução pros meus ataques huahiaua

  7. Fiz com banana prata, aveia e óleo de Coco. Não pus ovo e, como não tinha canela, pus uma colherzinha de essência de baunilha. Deu certo. Ficou bem gostoso. Obrigada pela dica.
    .

  8. Oi, Ju!
    Fiz o bolo ontem, numa tarde de chuva e frio gostoso aqui no Rio, e fez um sucesso! Todos comemos – Olívia, de 1 ano, papai, vovó e eu, a mãe. Ficou uma delicia! Obrigada!
    Com carinho,
    Clarissa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s