Pão integral de iogurte e linhaça

Pão de iogurte Pão de iogurte

Bom dia! Adoro acordar de manhã e tomar um café quentinho acompanhado de um pão gostoso… melhor ainda se estiver quentinho pelo calor da torradeira que derrete a manteiga hummmm rsrs!

Agora, o fato é que, quanto menos produtos industrializados pudermos consumir melhor… fazer o máximo de coisas em casa, sabendo o que você está comendo é a melhor coisa que se pode fazer nos dias de hoje, onde praticamente tudo que se vende nas gôndolas de um supermercado é LOTADA de conservantes e substâncias maléficas ao nosso organismo (o que dirá dos bebês, né?). Isso para não falar da quantidade de propaganda enganosa que vemos nos comerciais e na embalagens dos alimentos! Uma das coisas que poucos sabem é sobre a FARSA DOS PÃES INTEGRAIS que vendem por aí! Leia esse artigo aqui: “A farsa dos pães integrais” ! Vale a pena ler!!! 

Se você não leu, vou só colocar 2 frases retiradas desse texto para você ter um breve resumo do que quero dizer:

“Entretanto, é óbvio que estes (os pãos de forma dito saudáveis que compramos nos supermercados – tipo wickbold, nutrella, panco, etc..) são bem mais práticos, e ainda prometem (será que cumprem?) dentre vários tipos serem “light”, “integrais” , “ricos em grãos”, etc. Ou seja, oferecem sabor, praticidade, nutrição eficiente e alimentos funcionais (que são promotores de saúde e diminuem o risco de certas doenças, provocadas pelo estilo de vida moderno, como diabetes, pressão alta , obesidade, colesterol alto, etc). Isso aconteceria se REALMENTE esses pães tivessem em sua composição, e em quantidades mínimas adequadas, os alimentos que apregoam na parte da frente de seus pães.”
“Cheguei à conclusão de que, pelo menos no Brasil, nunca se deve ler o que diz o rótulo frontal do produto . Esse é só um chamariz de venda, e na maioria das vezes, não corresponde ao que se encontra dentro do produto”. 

Então, o que fazer???

O que EU faço:

1) Claro, que no aperto eu já comprei esses de supermercado, mas está ficando cada vez mais raro eles aparecerem por aqui, porque também tenho optado por comprar pão de forma saudável quando passo na feira de orgânicos do Parque Água Branca (SP), daí já compro a mais e congelo e antes de comer é só tirar uma fatia da embalagem no congelador e colocar na torradeira (fica como novo!!!). No site Planeta Orgânico tem um mapa com os locais de venda de orgânicos. Você também vai achar nessas lojas de produtos naturais e até em alguns supermercados, mas leia sempre o rótulo antes de comprar! Dicas aqui 

2) Panificadora! Eu tenho aquela máquina de fazer pão aqui em casa, a panificadora, que é uma maravilha também… só colocar os ingredientes dentro da máquina e pronto! Dá até para programar a hora que você quer que o pão saia quentinho!

3) Fazer o meu próprio pão de maneira artesanal … Só que, na correria do dia a dia, não é sempre que dá para fazer aqueeeeele pão, que tem que sovar, e tal e tal…Então, depois de toda essas informações, vamos ao ponto principal deste post!!! Vou postar uma receita deliciosa de um pão caseiro que é SAUDÁVEL e que NÃO PRECISA SOVAR, NÃO PRECISA DE TEMPO ENTRE OS INGREDIENTES e fica com CARA, TEXTURA E GOSTO DE PÃO!!!! Rapidinho fica pronto!

Gente! ficou uma delícia!!! 

PÃO DE IOGURTE E LINHAÇA

(Receita adaptada do site Rainhas do Lar)

Ingredientes:

1 tablete de fermento biológico fresco (15g), 1 colher (sopa) de açúcar, meia xícara (chá) de leite morno, 2 potes de iogurte natural, meia xícara (chá) de óleo, 1 ovo, meia xícara (chá) de queijo parmesão ralado, 1 colher (sopa) de orégano (se quiser o sabor mais suave não ponha o orégano, dá também para substituir por alecrim, eu prefiro sem erva nesse caso), meia colher (sopa) de sal, 1 colher e meia de sopa de linhaça na massa (se não tiver faça sem), se quiser pode por um pouco de aveia em flocos tbm, 4 xícaras (chá) de farinha de trigo (USEI 2 de farinha de trigo integral e 2 de farinha de trigo branca, mas pode fazer todo integral ou todo branco se preferir), manteiga (para untar), farinha de rosca ou de trigo (para polvilhar), 1 gema (para pincelar), 1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado e 1 colher (chá) de orégano (para polvilhar).

Modo de Preparo: 

Coloque em um recipiente refratário grande o fermento, o açúcar e mexa até ficar líquido. Acrescente o leite, os Iogurtes, o óleo, o ovo, o queijo, o orégano, linhaça, aveia em flocos e o sal. Com o auxílio de uma colher vá adicionando a farinha de trigo aos poucos até ficar uma massa consistente e homogênea. Coloque em uma fôrma para bolo inglês grande (11 X 28 X 8cm) untada e polvilhada com farinha de rosca/farinha trigo. Deixe crescer em lugar aquecido por cerca de 1 hora (deixei dentro do forno fechado sem cobrir com nada e também já fiz sem esperar a massa descansar essa 1 hora rsrs mas, se puder deixe descansar, ok?). Pincele com a gema e polvilhe o queijo parmesão e o orégano.

Asse em forno médio (180°C), pré-aquecido por aproximadamente 30 minutos. Espere amornar e desenforme.

pão de iogurte Pão de iogurte Pão de iogurte Pão de iogurte

Anúncios

4 thoughts on “Pão integral de iogurte e linhaça

    • Olá Débora! Eu nunca testei essa receita com fermento seco, mas acredito que dê certo sim! Só tem que ficar de olho na proporção, ok? Anote aí: 1 tablete de 15 gramas do fermento FRESCO = 2 1/2 colheres de chá de fermento biológico SECO. Abraços!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s