Bolinho de frutas fácil (Sem açucar!!!)

IMG_9645IMG_9646IMG_9644IMG_9632IMG_9638

bolinho de frutas

O Samuel gostou tanto desses mini bolinhos que eu tive que colocar logo aqui no blog! Super saudável, semi integral e não leva açucar! Ideal para o lanchinho deles e ótimo para essa fase em que gostam de comer sozinhos!

Eu achei ele bem gostosinho, até porque não gosto de bolos muitos doces, mas por não ter aquela doçura comum que os bolos tem, pode ser que muitos de vocês não gostem. Por isso é perfeito para os bebês que estão com o paladar em formação… é bom  não acostumá-los com açucar ou porcarias industrializadas! Por aqui somos bem cuidadosos com a alimentação do Samuel…Por isso faço bolinhos sem açucar para ele, adoço sucos mais azedinhos com outras frutas mais docinhas (como por exemplo, suco de maracujá com melancia! fica ótimo!), etc…

“O quanto mais pudermos demorar para oferecer esses alimentos aos nossos pequenos, mais tempo temos para ensiná-los o que é uma alimentação saudável! É claro que conforme ele vai crescendo, fica mais difícil de controlar essas “vontades”, afinal, ele está cercado por todos os lados com gente dizendo que ele deve comer (na TV, na escola, os coleguinhas, irmãos, etc). Mas, mesmo quando ele começar a conhecer esse mundo das guloseimas, tome cuidado para esses alimentos não entrarem na ROTINA da casa. De vez em quando, é permitido uma bessteirinha, afinal, ninguém é de ferro, mas… deixe APENAS para “de vez em quando”. (Fonte: Olha quem está comendo)

Vamos a receita?

bolinho de frutasBolinho de frutas fácil (Sem açucar!!!)

Fonte: Nutricionista Infantil

Ingredientes

3/4 xícara de chá de farinha de trigo integral;

3/4 xícara de chá de farinha de trigo branca;

1 colher de sopa de fermento em pó ;

1 col de chá rasa de canela (opcional);

75ml de óleo (cerca de 1/3 da xícara de chá);

3 ovos;

1 xícara de chá de passas pretas sem caroço;

2 xícaras de chá de banana picada ou maçã ou abacaxi (eu usei banana e maça);

1 col de sopa de chia (opcional)

Modo de fazer

1. Bata no liquidificador, os ovos, o óleo, as passas e uma xícara de frutas por 2 minutos

2. Numa vasilha a parte coloque as farinhas, o fermento, a canela e a chia.

3. Junte a xícara de frutas picadas que sobrou às farinhas e mexa como se fosse empaná-las.

4. Agora despeje a mistura de ovos e mexa tudo com uma colher de pau.

5. Coloque em forminhas de empada untadas e enfarinhadas (eu assei naquela forma de cupcakes e usei forminhas de  papel próprias para ir ao forno muffin/cupcake… preguiça de untar forminha por forminha… alguém ai também tem?! rsrsr)

6. Leve ao forno pré aquecido em 180 graus. Aqui assou bem rápido (acho que foi uns 15 ou 20 minutos), mas fique de olho e faça o teste do palito… não deixe assar demais senão ficam muito secos! Bom apetite!

IMG_9606 IMG_9610 IMG_9607 IMG_9608 IMG_9609 IMG_9612 IMG_9613 IMG_9616 IMG_9620

Dicas da Ju

Como é muito natural,  é melhor mantê-los guardado na geladeira. Na hora de servir dê uma rápida aquecida nele que fica como novo! Eu já aqueci no forno, mas também dá para aquecer no microondas. Se for aquecer no microndas sugiro que coloque na potência média e por pouco tempo senão fica ruim (coisa de 10 segundos talvez… depende do seu microondas).

♥ Faça como eu: CONGELE-OS!!! Eu separei alguns pra comermos pelos dias seguintes e uma grande parte eu coloquei dentro de um pote fechado e levei para o congelador. Uma mão na roda gente!!!! Chega a hora do lanchinho do Samuel eu só tiro um do congelador, coloco no microondas na opção “descongelar” e em 15 segundos eu já desligo (é rápido ok?).  Eu amo essas praticidades sem ter que abrir mão de oferecer a ele algo nutritivo, caseiro e saudável. Samuel ama comer 2 bolinhos desses com suco de uva integral 🙂

Olha ai meus bolinhos congelados!

Olha ai meus bolinhos congelados!

8 thoughts on “Bolinho de frutas fácil (Sem açucar!!!)

Deixe um comentário

