Bolo gelado de coco (Bolo Toalha Felpuda)

bolo gelado de coco

Para muitos esse bolo tem gostinho de infância!

Foi o bolo que eu escolhi pro aniversário de 1 aninho do Samuel (foi em BH!). Eu optei por fazer um “bolo falso” e decorativo para a mesa de aniversário dele e depois do parabéns eu servi esse bolo gelado de coco embaladinho em papel alumínio mesmo. Uma delícia!

1 ano samuel 2 1 ano samuel 3

Eu acho super prática a idéia de que você pode fazer com antecedência e congelar, porque quanto menos coisas para fazer nos dia da festa melhor né? São tantos detalhes para resolver! E o melhor é que depois de descongelado ele fica IGUAL se você tivesse feito no dia anterior! Que maravilha!!!

Bolo Gelado de Coco (Bolo Toalha Felpuda)

Fonte: adaptei essa receita do site Pimenta no Reino

Na batedeira bata 4 gemas, 2 colheres de margarina sem sal e 1 1/2 xícara de açucar, até ficar aquele creminho clarinho. Depois, vá juntando 2 1/2 xícaras de farinha de trigo e 1 xícara e mais um pouquinho de leite alternadamente e continue batendo. No final, junte 1 colher de sopa de fermento em pó e as 4 claras batidas em neve. Asse em forma untada e enfarinhada até o teste do palito…Esse bolo assa bem rapidinho, viu? Cuidado para não deixar passar.

Para molhar e “empanar” o bolo: Bata no liquidificador – 1 vidro de leite de coco, 1 lata de leite condensado e 1 pacote de coco ralado (eu já usei 1/2 pacotinho e fica ótimo também). Se quiser o bolo ainda mais molhadinho, acrescente ainda cerca de meia lata (use a lata de leite condensado como medida) de leite.

Com o bolo ainda quente, faça furos com o garfo e regue com um pouco da mistura batida (só o suficiente para cobrir o bolo… Não é muito, ok? tem que sobrar uma boa quantidade para depois!).

Espere esfriar, corte o bolo em quadradinhos do tamanho que desejar, mergulhe (mergulhe pra valer!! rsrs) na mistura batida no liquidificador e depois passe sobre coco ralado (sugiro você usar aquele coco em flocos nessa hora, fica mais bonito o resultado final… eu usei um que chama “flococo”). Embrulhe em papel alumínio (tamanho ideal é de 25×25) e leve à geladeira até o momento de servir.

Depois vou ensinar uma maneira linda de embalar esse bolinho! Fiquem ligados! 😉

-> Atualização (28/06/13): Já postei essa idéía para embalar esse bolo! Confira AQUI!

Obs.: Se estiverem congelados e for embalá-los com o papel crepom, tire da geladeira duas horas antes, para que eles suem e não manchem o papel crepom ou outra embalagem que for usar.

Dicas da Ju:

– O bolo após assado, não ficará muito alto, mas, se você quiser aumentar o tamanho dele, uma boa opção é recheá-lo. Ele ficará na altura ideal para ser degustado. Uma sugestão de recheio: Numa vasilha, misture bem, para hidratar, o coco ralado no leite de coco e deixe por meia hora. Passados meia hora, junte todos os outros ingredientes ao coco ralado com o leite de coco, e leve ao fogo até formar um creme consistente (não muito grosso). Tampe com um filme plástico, para não juntar natas e espere esfriar para usá-lo.

– Se quiser pode congelar os pedaços de bolos prontos e embrulhados no papel alumínio, em freezer, por até três meses. Para descongelar é só tirar do freezer a noite e deixar na geladeira para ser servido no dia seguinte.

– A durabilidade dele na geladeira, no máximo de 3 a 4 dias.

– Sirva sempre, no dia seguinte, bem geladinho, é uma delícia.

Anúncios

8 thoughts on “Bolo gelado de coco (Bolo Toalha Felpuda)

  1. Por favor, preciso fazer pelo menos top pedaços de bolo para um evento da igreja e eu trabalho então quero ir fazendo aos poucos… posso ja fazer bolo hoje e amanhã? É pra comermos quinta a noite… como conservo na geladeira? Só embrulhado no papel alumínio ou coloco numa vasilha com tampa também?
    Obrigado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s