Canja de galinha

Eu tenho umas receitas que já são “cadeira cativa” na minha cozinha! São aquelas receitas que não me fazem querer procurar alguma outra melhor que ela… receitas que gostei e que achei perfeita para o meu paladar! Algumas delas são resultado de 2 receitas do mesmo prato que já fiz onde peguei o melhor de cada uma delas e virou a “minha favorita”. Outras mudei alguns detalhes para ficar ainda mais do meu gosto, outras não mexi nada. Nesse meu caderninho de “receitas cativas” tem, por exemplo, aquele bolinho de arroz que achei maravilhoso, aquela ganache que não tem defeitos, a massa de cupcake de chocolate que mais gostei até hoje, aquela caldinha de chocolate que fica deliciosa em qualquer bolo, uma geléia caseira, etc… todas testadas, aprovadas e com um monte de observações minhas! Não é um caderninho de receitas de família, mas é um caderninho de receitas que fiz e apaixonei.

E a canja de galinha é uma delas! Em um dia que eu estava doente, meu marido fez uma canja para mim e eu gostei tanto que pedi a ele a receita que tinha usado. Essa receita ele pegou na internet no site da Cybercook…. mexi em uns detalhes e eis aqui a minha receita de canja preferida! Simples, prática e uma delícia!

Hoje mesmo fiz aqui em casa… Friozinho em São Paulo e essa canja além de aquecer, traz conforto e aconchego!

canja de galinha

CANJA DE GALINHA

Ingredientes

1 unidade(s) de frango inteiro (eu uso aquele filézinho de frango congelado da sadia, mas se você quiser fazer com o frango inteiro, com osso, ok… sobre a quantidade, eu já fiz com quantidades variadas… na foto, usei uns 6 filezinhos e desfiei depois)
1 cebola média picada
alho
1 cenoura inteira sem casca
1 xícara (chá) de arroz lavado
2 1/2 litro(s) de água
1 talo(s) de salsão (quase sempre faço sem, por não ter em casa)
quanto baste de salsinha
quanto baste de sal
2 colheres (sopa) de óleo (uso óleo de coco…dá um sabor maravilhoso!!!)
quanto baste de Queijo Ralado para polvilhar ; massa de tomate (só um pouquinho para dar cor)

Modo de fazer

1 – Tempere a galinha com o alho picado, sal, salsinha picada e deixe no tempero por umas duas horas (Na pressa eu já fiz sem essa parte de deixar marinando por 2 horas, mas se puder deixar melhor!)

2 – Coloque o óleo numa panela (na panela de pressão, é mais rápido) e refogue, até que a galinha fique dourada. Junte a cebola picada e refogue mais, até que a cebola esteja transparente. Junte a água, a cenoura inteira, o salsão e deixe cozinhar (na pressão) até que a carne esteja bem macia. Nesta hora, se for servir a carne desfiada, é hora de retirar todos os pedaços de frango (se você tiver feito com osso, separe a carne e desfie). Assim que desfiar, junte ao caldo novamente.

canja de galinhaIMG_9178IMG_9181

3 – Junte ao caldo o arroz lavado. Retire a cenoura e amasse-a com um garfo para dar cor à sopa. Cozinhe o arroz até que esteja bem macio. Acerte o sal. Coloque um pouquinho de massa de tomate (cerca de 1 colher e meia de massa de tomate) para dar uma cor também! Junte a salsa picada e desligue o fogo. Na hora de servir, salpique queijo ralado.

IMG_9180IMG_9184IMG_9185

Hummmmmmm!!!! Fiz hoje de almoço nesse friozinho de SP… delícia!!!

IMG_9186 IMG_9189

♥ Dicas da Ju:

– Se você tiver caldo de galinha caseiro, use na receita… coloque junto com a água! Sempre tenho congelado e isso dá um sabor maravilhoso no prato!

– Em breve vou falar um pouco sobre como está sendo minha experiência de subsitituir os óleos de soja/girassol/milho/canola pelo óleo de coco aqui em casa! Muito mais sabor na comida, além de ser saudável e não saturar! Aguardem!

2 thoughts on “Canja de galinha

  1. Com esse friozinho , faço canja quase toda semana, vai uma dica…faço com frango a passarinho (aquele de pacote que vende no mercado), para dar uma corzinha, alem da cenoura cortada em rodelas, ralo outra cenoura e coloco junto com o frango . Também acrescento batata baroa, fica deliciosa!!!!!

Deixe um comentário

