Suflê fácil e saboroso (de chuchu ou cenoura ou beringela ou moranga, etc…)

suflê de chuchu com cenoura

NÃO TEM QUE BATER CLARAS EM NEVE! Porque as vezes dá preguiça, né?! rsrs… Por não levar claras em neve, ele não fica aerado como os suflês tradicionais, mas fica tãooooo gostoso que sinceramente nem fez falta o tal aerado 😉

PODE FAZER COM VÁRIOS LEGUMES  – Nas fotos, o suflê é de CHUCHU COM CENOURA, mas estes podem ser substituídos por qualquer outro legume (acredito que sim!). “Vale pesar ou vai ‘no olho’ mesmo que dá certo. Por exemplo, 2 CHUCHUS, 3 cenouras grandes, 1/4 de abóbora ‘moranga’, 2 berinjelas grandes, 2 abobrinhas ‘d’água’ grandes etc.” (Dona Perfeitinha)

– Tão bom que da próxima vez farei o dobro da receita … foi pouco pros 3 aqui rsrs…

– Ótima maneira para oferecer legumes pros nossos filhos! Samuel amou!!!

Fácil, fácil, meus amigos! Cozinhe os legumes, bata-os com os outros ingredientes no liquidificador e leve ao forno… pronto! No caso do suflê de chuchu com cenoura eu só cozinhei o chuchu…Já a cenoura (usei 1 cenoura média ralada) eu ralei e misturei na massa depois de batida.

RECEITA

Descasque e cozinhe os legumes com um pouco de sal (Obs.: nessa foto já podem ver que estou fazendo com 4 chuchus, ou seja o dobro da receita!):

IMG_8243 IMG_8244 IMG_8246

Para a quantidade de 1 receita, ou seja, 2 chuchus: Após escorrer bem o chuchu, leve-o ao liquidificador com 1 ovo, 1 colher cheia de margarina (prefiro manteiga),1/2 cebola pequena e 2 fatias grossas de queijo ou duas colheres de queijo mussarela ralado (usei esse queijo minas padrão da foto abaixo):

IMG_8249 IMG_8250

IMG_8247   IMG_8248

Acrescente ainda 2 colheres de farinha de trigo bem cheias – é a farinha que define a consistência do recheio do suflê, portanto se você gostar dele um pouco mais firme, coloque um pouco mais de farinha:

IMG_8251

 E acrescente também, quase 1/2 tablete de caldo de legumes (se colocar sal a mais no cozimento dos legumes, acrescente um pouco menos…) – Obs.: Eu não coloquei… caldo industrializado faz mal a saúde!

Deixe bater até ficar homogêneo… E vire num refratário pequeno untado com manteiga/margarina… Coloque queijo ralado por cima (usei queijo parmesão): Leve ao forno médio/alto por cerca de 15 a 20 minutos (ou até que fique douradinho por cima): suflê de legumes E é só servir… Esse suflê é fácil e um dos mais saborosos que já experimentei. Aprendi no Blog Dona perfeitinha 

Anúncios

28 thoughts on “Suflê fácil e saboroso (de chuchu ou cenoura ou beringela ou moranga, etc…)

    • Oi Joyce! esse suflê não fica muito firme não, mas também não fica como um patê. Tem que ver qual fôrma usou (prefiro uma baixa.. estilo tabuleiro), se os ingredientes que usou aí nos EUA dá alguma diferença dos daqui (o queijo por exemplo…), enfim… eu sempre faço e fica ótimo! espero que dê certo!

  1. Oi Jú eu fiz com chuchu, abobrinha e cenoura…ficou uma delicia….Davi amooouuuu, já o João Gabriel comeu um pouquinho meio desconfiado….rsss.!!

  2. Ju, você usou 4 chuchus, mas não colocou a quantidade de cenouras pra fazer o suflê de chuchu com cenoura. Pode nos dizer por favor!

    • Olá Elisangela! já coloquei lá… obrigada pelo toque! Usei 1 cenoura média ralada… E, atenção, porque essa quantidade de 4 chuchus é para o dobro da receita ok?! Se for fazer 1 receita (que dá uma travessa pequena) faça com 2 chuchus e pode manter a mesma quantidade da cenoura sem problemas! Bjs! 😉

  3. Ola. A receita ficou realmente gostosa, mas precisei colocar um pouco de leite +- 100 ml. pra bater melhor no liquidificador. E nao coloquei o caldo de legumes. Ficou bastante tempo no forno (talvez porque seja fogao de 6 bocas), mais de 30 minutos. Rendeu 3 porções generosas para adultos. Só paramos de comer porque acabou! Rsrs

  4. Olá Juliana, virei sua fã!! Estou aprendendo a cozinhar agora, e fiz hoje um suflê de chuchu com cenoura. Deixei separado uns pedaços do chuchu e da cenoura cozidas para misturar junto com a massa, ficou uma delícia. E no lugar do queijo mussarela, usei o parmesão mesmo. Não vejo a hora de fazer todas as outras receitas, e de ver qual vai ser a sua próxima receita postada aqui no blog.
    Abraços a você a sua família linda!!

  5. Fiz conforme a receita e ficou com um gosto muito bom, mas ficou um pouco de água no fundo do refratário. Acredito que deveria deixar o chuchu cozido escorrer por um tempo maior para depois bater no liquidificador. Vou tentar de novo pois todos aqui em casa gostaram do sabor .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s