Carne Moída com Berinjela

CARNE moida c berinjela

Nunca tinha feito carne moída com berinjela! Sempre faço ou sem nada ou com batatas em cubo, ou com azeitonas, tomate, enfim… mas com berinjela??? Nunca tinha passado pela minha cabeça!!! E, vendo aquele novo programa do canal GNT, “Socorro, meu filho não come”, vi essa maneira de oferecer a berinjela no cardápio das crianças e amei!

Hoje resolvi fazer de almoço pro Samuel (e pro meu almoço também, claro!) e ficou muuuuito gostoso! Ele também amou e até repetiu! Uma ótima maneira de oferecer um nutriente a mais na comidinha dos nossos filhos! Que mãe/pai não gosta disso, né?!

É só fazer uma carne moída normal mesmo, como você tem costume de fazer, e acrescentar cubinhos de berinjela durante o cozimento.

Eu faço assim:

Refogo a cebola com um pouquinho de óleo, depois acrescento o alho até dar uma douradinha de leve, acrescento a carne moída e misturo bem para não ficar aquelas “bolinhas grandes”. Depois de bem misturadinho, tempero com sal a gosto, (pimenta do reino a gosto – não coloquei, por causa do Samuel), e jogo um pouco de vinagre balsâmico (algo como uma ou duas colheres de sopa no máximo). Nessa hora acrescentei as BERINJELAS CORTADAS EM CUBINHOS pequenos, misturei, tampei a panela e deixei em fogo baixo até tudo estar cozido (ás vezes abro a panela e dou uma misturada). Se na hora de tampar a panela, a carne não liberar caldo (que quando você tampa a panela, esse caldo ferve e vai cozinhando tudo), vou pingando um pouquinho de água aos poucos até ficar no ponto que quero. Desligue o fogo quando a carne estiver cozida e a berinjela macia. Acrescente cebolinha (se quiser). PRONTO!

IMG_8147  IMG_8149

carne moida com berinjela carne moida com berinjela

Para variar o carboidrato, ao invés de arroz, optei por servir com mandioca. Cozinhei a mandioca amarela (tem que ser de boa qualidade, viu? senão ela fica dura, não cozinha nunca e fica ruim!) na panela de pressão e quando ela estava no ponto tipo desmanchando (hummm! amo!), tirei aquela fibra do meio e refoguei com um pouquinho de manteiga… desmanchou tanto que parecia um purê! Olha como ficou o pratinho do Samuel 

 carne moida com berinjela

Ele gostou tanto que depois comeu mais um pouco da carne… (com berinjela!!! ebaaaa!!! hehehe).

Anúncios

13 thoughts on “Carne Moída com Berinjela

  1. Ei Ju, amei seu blog, vou me tornar leitora assídua. Muito bom ver sua alegria como esposa e mãe, família é um projeto que veio direto do coração de Deus. Amo muito ser esposa e mãe, me identifico com você. Beijo Grande.
    Christie.

  2. Ei filhota. Que pena você não está aqui para eu saborear todas as delícias que você faz e explorar essa sua faceta de chef……. orgulho……orgulho…..orgulho…..realizado como pai…..beijos.
    Te amo.
    Pop

  3. Jú , aqui em casa TODOS amaram….a dica do vinagre balsamico, sem duvida dá um sabor especial…ameiiii !!! Valeu !!

  4. Jú está eu e minha mãe aqui não sabendo qual receita fazer primeiro, delícia..parabéns, suas mãos já são abençoadas no piano, agora na cozinha, mas vc sabe sempre fazendo as receitas e louvando, tudo fica mais gostoso. Parabéns!!!

  5. SEMPRE GOSTEI DE BERINJELA ,MAS FAZIA ELA A MILANESA,MAS A IDADE CHEGA DEVEMOS EVITAR AS FRITURAS ENTÃO OPTEI POR OUTROS PRATOS MAS PORÉM TEM QUE TER A BERINJELA.QUE FOSSE AO FORNO OU AO PRATO.ESTA IDÉIA DO GUISADO COM BERINJELA É MUITO BOA.

    • Olá Carlos! sem problemas…. pode perguntar mesmo, pq a idéia aqui é ajudar! A Berinjela eu coloco com casca mesmo (se for orgânica, se não for orgânica eu retiro a casca pois é onde se concentra a maior parte dos agrotóxicos). Mas, tem pessoas que, mesmo se for orgânica, preferem retirar a casca. Fica a seu critério! Abraços! 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s