Um delicioso peixe ao leite de coco e dendê

peixe

Aprendi a fazer esse peixe quando fomos almoçar na casa da querida Nívea e Gustavo Soares… Ela preparou um almoço delicioso para nós e eu gostei tanto desse peixe que aprendi com ela como fazer (Nini, você é uma ótima cozinheira! Obrigada por compartilhar essa receitinha deliciosa!!!). Já fiz tantas vezes esse peixe que acabei modificando um pouco e colocando uns pitacos meus nela também! Minha mãe sempre me pede para fazer e minha vovó Duca (saudades!!!) também amava! Na receita original, você leva para assar na telha,acho que o peixe é inteiro e não em postas… mas como eu não tenho a telha eu faço na panela de barro mesmo… Caso você não tenha panela de barro dá certo também em outros lugares, mas panela de barro/telha dá um sabor e um charme todo especial a essa receita! Vamos aprender?

Peixe ao leite de coco e azeite de dendê  

INGREDIENTES

  • Filés de peixe – (EU USEI FILÉS DE TILÁPIA/SAINT PETER…nunca fiz com outro, pq eu particularmente amo tilápia) – eu uso a quantidade que tiver… esse daí usei uns 9 filés médios de tilápia)
  • Pimentão (use o tanto que você gostar… eu normalmente coloco 1 pimentão verde pequeno e meio pimentão amarelo e/ou vermelho)
  • Tomate (também vai do seu gosto… mas sugiro usar pelo menos uns 4! sem pele e sem semente)
  • Cebola (uso 1 cebola média/grande)
  • Meio vidrinho de azeite de dendê (mais ou menos 100ml)
  • 2 vidros de leite de coco
  • 1 copo de requeijão
  • Pimenta do reino e temperos a gosto
  • Salsa, cebolinha ou coentro a gosto
  • Alho
  • Sal a gosto

MODO DE FAZER

  • Comece temperando seu peixe com alho, sal e limão (tempere de leve esse peixe porque o molho já é temperadinho e irá penetrar no peixe também!); para temperar eu também uso um pouquinho desse temperinho da foto abaixo – comprei ele fora do Brasil… é uma mistura de especiarias que incluem a curcuma/acafrão, sal e cebola desidratada); Coloque o peixe na geladeira até a hora de usar.

tempero

  • Ligue o forno… Pré aqueça a 200 graus!
  • Pique o pimentão, a cebola e o tomate. Retire a pele e as sementes do tomate (eu separo essa pele do tomate,bato, peneiro e congelo para um futuro molho de tomate que fizer).

Eu pico em vários tamanhos como vocês podem ver na foto abaixo. Eu gosto de fazer assim, porque alguns pedaços desmancham outros ficam mais inteiros, enfim… acho que fica mais gostoso dessa forma! A cebola, por exemplo, parte dela eu fico em cubinhos, outra parte eu ralo, outra parte eu pico em rodelas ou pétalas. Se você não gosta de cebola, coloque ela ralada bem fininha.

peixe na telha   peixe na telha peixe na telha

  • Colocar sua panela de barro (ou a panela que tiver) no fogo com o azeite de dendê. Quando aquecer, coloque apenas a cebola para dar uma refogada. Quando ela já estiver bem refogadinha, acrescente o alho,o pimentão e o tomate.

peixe na telha IMG_7709 IMG_7710

  • Agora “esqueça da vida” e deixe isso apurar no fogo baixo…. Deixe bastante tempo… até fazer uma espécie de molho grossinho. Você vai perceber que o pimentão e o tomate estão bem macios!

IMG_7718 IMG_7719

  • Depois disso, acrescente os dois vidros de leite de coco e deixar dar uma fervidinha (não muita) – provar o sal!

IMG_7721 IMG_7722 IMG_7723

  • Em um refratário(de preferência de barro ou na telha…eu já faço tudo direto na mesma panela que levarei ao forno) colocar um pouco deste molho, acrescentar as postas/filés de peixe temperados e após isso despejar todos restante do molho. Jogar ás colheiradas de requeijão (usar 1 vidro inteiro de requeijão, ok?)

peixe na telha IMG_7728

  • Levar ao forno até ver que o peixe está cozidinho…. é bem rápido essa parte de assar… quando começar a borbulhar geralmente já está pronto! É só verificar se o peixe está cozido… Não pode deixar muito senão o peixe desmancha todo.

IMG_7729  peixe na telha

  • Faça um arroz branquinho, uma salada de folhas e pronto! Uma deliciosa refeição!!!!

IMG_7740  IMG_7749 IMG_7751

DICA DA JU:

♥ Se sobrar desse molho, você pode congelar e fazer o mesmo prato outro dia… daí é só acrescentar novos filés de peixe cru e temperados e levar ao forno…. Coloque um pouquinho de leite para deixar o molho menos grosso.

Que tal fazer esse prato pro dia das mães?!

Abraços!

JU

7 thoughts on “Um delicioso peixe ao leite de coco e dendê

  1. estava procurando uma receita de peixe com leite de coco quando me deparei com a sua, uma delicia já fiz varias vezes em casa e nao sobra nem o molho, parabéns ju..

  2. Que molho é esse? Fabuloso. A única alteração é que tampei a panela de barro e cozinhou em fogo médio, ao invés de colocar no forno. Ingredientes muito bem combinados. Parabéns.

Deixe um comentário

