O creme de milho mais gostoso que já comi

creme de milho

Um dia uma amiga da igreja me perguntou como eu fazia CREME DE MILHO e, a medida em que conversávamos, eu percebi que conhecia váaaaaarias receitinhas de creme de milho (quem me conhece sabe o quanto sou fã de milho hehehe!!!)! Algumas bem rápidas e fáceis, outras mais elaboradas, outras com toques especiais para dar sabor, enfim… A mais fácil delas é aquela que vc mistura maisena no leite (eu não gosto! Prefiro engrossar o creme daquela forma que você torra a farinha com a manteiga antes de colocar o leite… fica infinitamente melhor e depois que pega o jeito de não empelotar é tãooooo prático quanto a de maisena!).

Mas, tem uma receita de creme de milho que eu aprendi com minha mãe (eu amo a comida da minha mãe!!!!) que é a MELHOR QUE JÁ PROVEIRECEITA DE FAMÍLIA, hein?! Ainda por cima é mais LIGHT que as tradicionais, pois NÃO LEVA CREME DE LEITE! É super simples de fazer, o único “trabalho”que você terá a mais é que precisará coar o milho, mas acredite em mim, é simples e vale a pena fazer!  Ah! e antes que eu me esqueça, nessa receita sobra o bagaço do milho que dá para aproveitar num bolo maravilhoso e fofinho (assunto para um próximo post)!!! Aqui nada se desperdiça! 😉

Vamos a RECEITA!

O CREME DE MILHO MAIS GOSTOSO QUE JÁ COMI 

Ingredientes:

2 latas de milho verde

leite (menos que 1 litro)

1 colher de sopa de manteiga

2 colheres de sopa de farinha de trigo

sal

Modo de fazer:

Bata no liquidificador 1 lata de milho COM O CALDO (jogue todo conteúdo da lata no liquidificador e bata). Após bater jogue numa peneira e coe o milho (separando o caldo do bagaço). Reserve esse caldo. O bagaço você pode aproveitar para usar num bolo, ou se não quiser descarte-o.

creme de milho

Colocar numa panela a manteiga. Depois de derretida, colocar a farinha de trigo e deixar dar uma coradinha. DEIXAR ESFRIAR.

creme de milho

Jogar o leite frio (menos de 1 litro) e deixar ferver até engrossar. Jogar o caldo do milho batido e o milho em grão SEM CALDO da outra lata. Temperar com sal. Deixar ficar cremoso.

IMG_7225 IMG_7223creme de milho      HUUUUMMMMMM!!!!!

DICA DA JU: 

♥ O creme empelotou na hora de deixar engrossar? Solução: antes de adicionar o milho (o coado e o em grãos) bata  no liquidificador, ou com um mixer direto na panela, ou até mesmo peneire para retirar as pelotas. Fica novinho em folha 😉

♥ Sugestão de um cardápio que considero delicioso: Arroz branco + frango grelhado + creme de milho!!! Hummm deu água na boca! Amo!!!

Se tiverem alguma dúvida comentem aqui no post que eu ajudo no que puder, ok? Espero que aprovem essa delícia! Eu amoooo!!!

Abraços!

JU

8 thoughts on “O creme de milho mais gostoso que já comi

  1. vou fazer agora maninha, o unico problema e que os milhos da inglaterra sao muitoo doces(otimos pra bolos) tanto os de lata quanto os de sabugo sendo assim tenho q colocar mais sal! quando ficar pronto te falo como ficou

  2. Eu fiz essa receita hoje aqui em casa e ficou uma delicia! Eu tenho o mesmo problema da Marcela, o milho daqui (Nova Zelandia) eh muito doce, mas deu super certo! Eh so por um pouco mais de sal. Bem, eu usei 750ml de leite e ainda ficou um pouquinho mole, tive que usar um pouco mais de farinha de trigo.
    Parabens, a receita eh otima! 😀

    • Olá DJ! Você coloca a manteiga dentro da panela com o fogo baixo ligado até que ela derreta. Depois de derretida, acrescente a farinha de trigo e mexa sem parar até você perceber que essa “misturinha” ficou corada/dourada. Desligue o fogo e espere um pouco para essa “mistura” dar uma esfriada. Isso é para que, quando você colocar o leite, o resultado fique um creme de milho liso e não empolado, ok? Depois, acrescente o leite (que deve estar frio e não quente) e vá mexendo até engrossar. É isso… 😉

Deixe um comentário

