Bolo de Fubá Mimoso

Bolo de fubá mimoso

Para inaugurar as receitas no Blog, escolhi um clássico que faço muito aqui em casa e sempre recebe elogios de quem prova: BOLO DE FUBÁ MIMOSO!

Eu não sou muito fã daqueles bolos de fubá extremamentes secos e esfarelentos, por isso achei essa receita fantástica e no ponto certo pro meu paladar! E, quer combinação melhor do que um bolo de fubá com cafezinho passado na hora? Bom demais!!!

Aprendi essa receita no site  “Rainhas do Lar” e realmente é um dos melhores bolos de fubá que já provei! Na receita original pedia 2 xícaras de açucar, mas achei que ficou muito doce, então optei por reduzir para 1 e 1/2 e ficou 100%, mas se você gosta de bolo mais doce faça com 2 xícaras 😉

A receita leva erva doce, mas tem muita gente que prefere sem, então, se você não gosta, pode fazer sem. Aliás, já assei esse bolo com cubinhos bem pequenininhos de goiabada e também ficou ótimo (polvilhe os cubinhos de goiabada com farinha de trigo para não afundar e jogue sobre a massa antes de levá-la ao forno).

RECEITA:

Bata no liquidificador:

1 xícara de leite, 3 ovos, 1 xícara de fubá de milho (use FUBÁ MIMOSO!), 1/2 xícara de óleo, 1 xícara de farinha de trigo, 1 xícara e 1/2  de açúcar .

Bata até incorporar todos os ingredientes, mas não bata demais!

Depois acrescente 1 colher de sopa de fermento em pó e bata mais um pouquinho (diz que o fermento não pode bater muito, ok?). Por fim, misture 1 colher de sopa de erva doce com uma colher (se você não gostar de erva doce no bolo não coloque).

Coloque a massa numa forma untada com manteiga e polvilhada COM AÇUCAR (esse detalhe do açucar faz diferença!!!) e leve ao forno médio pré-aquecido por uns 30 minutos ou até passar no teste do palito (teste do palito —> Quando você ver que o bolo já está ficando pronto, finque um palito e se ele sair limpo significa que o bolo está pronto!).

DICAS DA JU:

♥JAMAIS abra o forno enquanto o bolo está assando (só mesmo no finalzinho para fazer o teste do palito);

SEMPRE pré-aqueça o forno! Aliás, antes de começar a fazer o bolo a primeira coisa que eu faço é ligar o forno, untar a forma e deixar os ingredientes á mão.

♥Use, de preferência, os ingredientes em temperatura ambiente (retire ovos e leite da geladeira algum tempo antes de preparar seu bolo).

Depois me contem o resultado!
Abraços,
JU
Anúncios

39 thoughts on “Bolo de Fubá Mimoso

  1. Muito bacana Ju!!! Adorei a idéia de comparilhar o que você ama com a gente!!!
    Amei essa receita também…vou testar porque não gosto dos bolos de fubá que são secos!!!
    Obrigadaaa!!!!
    Beijinhu
    Rafa

  2. Amei esta receita! gostei tanto que liguei la pra minha mãe receiteira de mão cheia, que mora em São Paulo. e ela vai fazer hoje, pois ta cheio de visitinhas lá e é uma receita rápida e fácil de fazer! brigada Ju!! vamos te acompanhar sempre!!!

  3. Oi Ju

    Depois experimente fazer o bolo com o fubá milharina fica muito bom e aqui a gente também acrescenta na receita pedaços de queijo canastra mas bata pouco para não sumir os pedaços

  4. Ótima receita,fiz 2 vezes já e todos gostaram…gostaria de saber se posso acrescentar queijo ralado nesta receita pra ser o bolo de fubá cremoso?
    A paz!!

    • Oi Katia!!! Que legal que o bolo fez sucesso por ai! Já fiz bolo de Fubá cremoso mas a receita era um pouco diferente dessa… O que vc pode fazer e que, apesar de ainda nao ter testado, deve ficar bom é colocar pedaços de queijo canastra na massa tomando cuidado para nao bater muito depois de coloca-los! Se fizer me conte como ficou! Abraços! Ju

  5. Gente, vocês não tem noção do quanto é fácil fazer esse bolo… AMEI, e meu esposo mais ainda.. receita rápida, prática e é a melhor de todas que já fiz quando se trata de bolo de fubá.

  6. Olá Juliana, tudo bem? Vou tentar fazer esse bolo mas gostaria de saber se dá pra colocar pedacinhos de goiabada…
    Depois eu deixo um comentário de como ficou! Bju

  7. Eu sempre faço esse bolo…. Pra quem gosta de goiabada em pasta… eu coloco os pedacinhos de goiabada na massa antes de ir pro forno….. quando vc vira a goiabada está no meio do bolo… uma deliciaaaa

  8. Quantas receitinhas fáceis e gostosas. Parabéns, Juliana por compartilhar conosco as delicias que você sabe fazer.

    abraços, aurimar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s