Couve refogada bem verdinha e sem amargar

couve

Quem me conhece sabe o tanto que eu amo couve refogada!!! Engraçado que essa minha paixão por couve começou quando eu estava grávida do Samuel onde eu tinha, porque tinha, que comer couve em todas as refeições principais do dia rsrs! Que bom né? Pelo menos foi um hábito saudável! E até hoje eu amo couve e sempre faço aqui em casa! Mas, venhamos e convenhamos, a couve refogada não pode ficar amarga e nem ficar com aquela cor estranha e escura como já vi em vários lugares! Couve refogada é simples de fazer e não pode amargar … além de ter  que ficar verdinha… bem verdinha! Aí sim é perfeita!

*(Se puder leia o anexo que coloquei no final do post sobre a couve… tem informações interessantes, por exemplo: Você sabia que pessoas com problemas de tireóide devem evitar o consumo em grandes quantidades de couve?)
Então, vouensinar para vocês como eu faço aqui em casa… e não fica nem um pouco amarga e fica bem verdinha como vocês podem ver nas fotos! Não tem dificuldade nenhuma, aliás eu acho que tem que ser mais simples mesmo… por isso fica tão gostosinha!Acho que tem uns detalhes que faço (ou deixo de fazer) que fazem toda a diferença… e a dica principal aqui É AQUECER BEM A FRIGIDEIRA ANTES DE COLOCAR A COUVE E RETIRÁ-LA LOGO DO FOGO! E outra, eu prefiro a couve refogada no azeite apenas… nada de alho… no máximo um pouquinho de sal. Vamos ao passo a passo:
1) Compre um maço de couve e observe se ela está bem verde (se estiver amarelando é pq já está perdendo).IMG_7850

2) Higienize-a bem! Aqui em casa eu deixo alguns minutos de molho com algumas gotas daquele produtos que vendem no supermercado próprios para higienizar legumes/frutas e verduras. Mas, vc também pode higienizar usando água sanitária (a proporção é de 1 colher de sopa para 1 litro de água).

3) Pique a couve (eu prefiro em tiras finas)

couve refogada sem amargar e verdinha couve refogada sem amargar e verdinha

4) Aqueça uma frigideira antiaderente com um pouco de azeite. Espere ela aquecer bem!

5) Quando estiver bem quente jogue a couve picada e mexa um pouco, se quiser coloque um pouco de sal (eu não curto colocar sal, nem alho…) e tire assim que você perceber que ela está murchando. É jogo rápido! Aqueceu, coloque a couve, mexa um pouquinho e já tire-a do fogo! Se ficar lá muito tempo, mexendo e tudo mais fica amarga!

couve refogada couve refogada sem amargar e verdinha couve refogada sem amargar e verdinha

*Abaixo algumas informações interessantes sobre a COUVE:

“A couve é uma hortaliça rica em substâncias antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres e a prevenir o câncer, além de serem importantes na destoxificação (quando o organismo elimina substâncias tóxicas). Além disso, vegetais folhosos verde são ricos em magnésio, que está presente na clorofila (pigmento natural que dá a cor verde), mineral com importantes funções no metabolismo ósseo, energético e na pressão sanguínea, por exemplo. Muita gente faz cara feia pra couve, mas sabe como você pode introduzí-la no dia-a-dia e deixar o sabor disfarçado (se for isso que te incomoda)? Nos sucos!

Há algum tempo os sucos verdes viraram moda, mas muita gente reclamou por causa do sabor de “mato”. Com os cubinhos de couve você pode fazer o suco que quiser e acrescentá-los, mascarando o sabor.

Para fazê-los basta bater no liquidificador um maço de couve (previamente higienizada) com as folhas rasgadas no liquidificador com um pouco de água (o suficiente apenas para bater). Despeje em cubas para gelo e espere endurecer. Bata com o suco de sua preferência (o suco de uva é uma ótima opção =)

Porque os cubinhos de couve são melhor que colocar a couve diretamente no suco? Para que as substâncias antioxidantes que eu comentei lá em cima sejam ativadas é necessário que uma enzima (mirosinase) faça a conversão dos glicosinolatos em isotiocianatos (a substância envolvida com a destoxificação). Essa enzima está presente na própria couve, mas só fica disponível depois que as folhas sofrem algum tipo de injúria, como o corte. Quando batemos diretamente o suco, muitas vezes com frutas cítricas, o ácido inativa esta enzima e a conversão não ocorre. Fora que é muito mais prático pegar um cubinho de couve na geladeira que ter que pegar as folhas, higienizar e cortar toda vez que for preparar um suco.

Quem precisa ter cuidado ao consumir couve e qualquer outro alimento integrante da família das brássicas? Quem possui problemas de tireóide. As mesmas substâncias citadas aí em cima podem ter efeito bociogênico, diminuindo a produção de hormônios tireoidianos. Portanto, pessoas com problemas de tireóide devem evitar o seu consumo em grandes quantidades.

Quer saber qual a quantidade ideal pra você ou se você pode consumir despreocupado? Consulte um nutricionista! É o profissional indicado para avaliar suas necessidades nutricionais e te indicar o que, quanto, quando e como consumir os alimentos ;)

Obs.: este post tem caráter informativo, não tem o objetivo de ser uma prescrição dietética e não substitui a necessidade da consulta com o profissional de saúde. ” Fonte:  http://saranascimento.com.br/blog/2012/08/cubinhos-de-couve/

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8 thoughts on “Couve refogada bem verdinha e sem amargar

  1. Parabéns por ser um canal abençoado e iluminado que nos trás informações ricas e fundamentais para o bem estar da nossa saúde plena. Que Deus a abençoe sempre.
    OM SAI RAM

  2. Querida Juliana, tenho 73 anos sou avô de um neto de 19 anos e adoro cozinhar, acho a sua receita fácil e objetiva como disse uma leitora do seu blog vc. é do bem! (fazer o bem sem ver a quem) esta tb. é a minha filosofia de vida. Um abração pra vc. e o maridão e beijinho nos seus filhotes, com certeza frutos de um grande amor. Sejam felizes!

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