Um molho de tomate caseiro e fácil, fácil de fazer!

molho de tomate caseiro

Essa receita de molho de tomate que passarei para vocês é, com certeza, umas das pérolas que descobri no meu dia-a-dia “culinarístico” rsrs! E, acreditem…, eu já fiz muuuuitos molhos de tomate aqui em casa e NENHUM DELES superou esse daqui. Primeiro porque, além de ser fácil de fazer, é saudável e saboroso também! Não é um daqueles molhos trabalhosos e que precisa ficar “apurando” horas no fogo! Ah! Sabe quem é apaixonado por tomate (e por esse molho) aqui em casa? Samuelzinho! :-) S2

Nossa… e eu já cansei de provar molhos caseiros aguados, sabe? Molho de tomate precisa ser encorpado, senão estraga totalmente a massa, a lasanha ou que for fazer com ele! E no final desse post vou dar uma MEGA dica, que é uma mão na roda aqui em casa!

INGREDIENTES:

Tomate; cebola; folhas de louro e manjericão fresco ou seco à gosto (ou outra erva que preferir); sal à gosto

MODO DE PREPARO:

  • Corte os tomates e as cebolas em quatro, e cada pedaço na metade . A proporção: Para cada 4 tomates use 1 cebola! Prefiro já fazer com o tomate sem pele (e sem semente!) – veja nas dicas o que eu falo sobre tirar a pele do tomate e como aproveitá-las! 

molho de tomate caseiro molho de tomate caseiro

  • Coloque em uma panela grande semi-tampada e leve ao fogo baixo, fique de olho

molho de tomate caseiro   986_7940

  • O tomate e a cebola começarão a soltar água, que vai cozinhá-los levemente, mexa de vez em quando.

molho de tomate caseiro

  • Assim que os pedaços estiverem macios, desligue o fogo e bata o conteúdo no liquidificador, ou dentro da panela mesmo, se você tiver um mixer

molho de tomate caseiro  986_7954 986_7956

  • Volte para o fogo, sempre baixo, agora é hora de temperar: acrescente o louro, sal e shoyo, à gosto, deixe por mais 15 ou 20 minutos para apurar o sabor.

molho de tomate caseiro   986_7959

  • Retire as folhas de louro, rasgue com as mãos as folhas de manjericão e misture ao molho, que já esrá prontinho (eu não tinha manjericão fresco, usei o seco).

DICAS DA JU

♥Nos últimos dias ouvimos falar muito do tanto que o preço do tomate subiu, por isso aí vai uma dica…Sempre que acho tomate em promoção (mesmo estando beeeem madurinhos) eu “faço a festa” e compro BASTANTE para fazer muito molho e congelar! Daí quando for fazer uma massa é só descongelar o molho! Quer coisa mais mão na roda?! Acredite, tem dias que a gente não quer cozinhar, sujar louça e também não quer abrir mão daquele sabor caseirinho! Adote esse hábito aí na sua casa!!!

Como tirar a pele do tomate? Confesso que detesto tirar a pele do tomate (e tirar a pele colocando-os direto no fogo também não curto!). Então, eu uso 2 táticas: 1) na maioria das vezes eu retiro as peles depois de um tempinho que estão no fogo junto com as cebolas (você vai ver que a pele solta sozinha e dá para tirar numa boa), 2) ou eu retiro as pontinhas e faço um corte de leve em forma de X nas pontas para facilitar a retirada da pele. Depois coloco-os por alguns minutinhos em água fervendo.Até que a pele comece a se soltar, e então transfiro para um recipiente com água fria para parar o cozimento.

Atualização: Esses dias achei um descascador de tomate e nem acreditei! Tive que comprar para testar! e aprovado! Gostei muito! vale a pena! CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE O DESCASCADOR DE TOMATE

O que fazer com a pele do tomate? NÃO DESPERDICE!!! Eu particularmente não acho que a pele interferiu no gosto do molho, mas acho que isso é de cada um.

molho de tomate caseiro  986_7972   986_7975

♥Tem tomate perdendo em casa? Se estou com tempo, faço esse molho e congelo em porções no tamanho que quero (congelo inclusive naqueles potinhos de papinha nestlê pra usar nas comidinhas do Samuel, sabe?).

Se não tiver tempo de fazer o molho, é só bater os tomates no liquidificador (SEM ÁGUA, OK???) e congelar! Daí quando for fazer algum molho é só colocar esse tomate batido junto.

molho de tomate caseiro

Pequenas porções congeladas para um macarrão do Samuel

♥Aqueles molhos prontos que vendem no supermercado não são saudáveis. São ricos em sal, corantes e glutamato monossódico! O sódio é o principal responsável por desencadear a hipertensão, o que é preocupante no país, já que o brasileiro é um dos que mais consomem sal.  Saiba mais sobre o mal chamado GLUTAMATO MONOSSÓDICO .

Desculpem o longo post, mas essa receitinha eu tinha que passar tim tim por tim tim! ;-)

Beijos!

JU

About these ads

128 thoughts on “Um molho de tomate caseiro e fácil, fácil de fazer!

  1. Estou preparando e gosto mto de ter molho congelado e me agradei de sua receita por ser bem natural, só q resolvi colocar com casca e semente. Vamos ver o q vai dar. Valeu!!

  2. Estava aqui sem fazer nada com vários tomates prestes a se perder e fiz essa receita, ficou divino, maravilhoso, nunca tinha feito amei o resultado. Parabéns e obrigada pela receita

  3. Pingback: Molho de Tomate Caseiro Fácil | Panela Minha

  4. Juliana, sou nova na cozinha, pra eu por carne moida junto, como faco? Cozinho separada? Depois pode congelar tb? Tenho 2 pequenos aqui em casa e quero fazer pra eles!! Bjs!!

    • Olá Patrícia! Eu faço a carne moída separada (procure aqui no blog a receita de carne moída com berinjela que lá eu explico direitinho como eu faço a carne moída) e depois misturo o molho. Deixo ferver os dois juntos e pronto! E, sim, eu congelo! Abraços!

  5. Oi Jú, tô ligada aqui na sua receita. Gosto muito de molho, e vou fazer essa que vc escreveu!!!!!! Tá de parabéns, nada melhor do que uma comidinha caseira hen!!!!!! Grande abraço. Saudades!!!!!!!!

  6. Gostei da receita, sempre fiz molho caseiro e achei que ficava aguado, não dava cor à massa. O tomate solta água que fica separada da polpa. Vou experimentar essa receita e ver se não acontece isso. Depois te conto o resultado!

  7. Oii Ju, conheci seu blog buscando receitas no Google, meu filho de 04 anos tem gastrite e esofagite crônica devido aos corantes e conservantes de todas essas comidas industrializadas que temos a nossa disposição.
    Agora que cortamos esses alimentos faço tudo em casa, e esse molho ficou muito bom, além de ser muito prático.
    Estamos tão acostumados com a facilidade que as prateleiras do supermercado nos dão, que não temos consciência do quão maléficos eles são.

    Obrigada pela receita, beijos.

  8. Essa receita é maravilhosa!!! É a primeira vez que faço molho de tomate e ficou uma delícia!!! Fácil e rápido. Parabéns e obrigada pela receita.

  9. Parabens pela receita acho q. vou fazer só assim agora, só gostaria de saber se posso congelar em potinhos de plastico, e quanto tempo pode ficar?? obrigada

    • Olá Mércia! Que bom que gostou da receita!Eu ando evitando ao máximo usar potes de plástico porque está provado que grande parte deles liberam substancias químicas nocivas a saúde quando utilizados em microondas ou aquecidos de alguma forma. Outro motivo que não tenho usado é que, ao congelar molho de tomate neles, eles absorvem a cor do molho e as vezes nunca mais sai! Prefiro os de vidro mesmo… Também sei que outra boa forma de congelar é em sacos zip, tirando bem o ar. Ele pode ficar congelado por 3 ou 4 meses tranquilamente! Abraços!

  10. Amei este post. Muito obrigada por compartilhar algo tão bacana. Adorei que foi tim tim por tim tim. Super inteligente a receita e o melhor, fácil. Deixe-me perguntar um detalhe: se eu for deixar a pele sair na própria panela onde estão cortados com a cebola, como as retiro? Uma por uma com garfo para não me queimar? Não seria difícil ficar “caçando” na panela? E se eu deixasse cozinhar com a casca? Aí imagino que todas já estariam desprendidas do tomate e eu as tiraria todas juntas… O que acha? Daria certo?

  11. Oi Ju, conheci seu blog no google procurando receitas de molho de tomate. Eu comprava o molho de caixinha no supermercado e colocava em dorminhão de gelo, depois as tirava e guardava em potes os quadradinhos de molho. Mas li q não se deve congelar produtos industrializados, então pensei: tenho q fazer meu próprio molho e congelar! Com certeza irá ficar muito mais saudável e saboroso. Posso utilizar essa ideia da forma de gelo para congelar o molho caseiro? Você tem dicas para fazer polpas de frutas? E outra coisa q e uma mão na roda na hora de fazer suco, e meu filho e apaixonado por sucos? Amei seu blog, principalmente por sua preocupação com uma alimentação saudável.

    • Olá! Q bom q gostou do blog! Sobre a polpa de fruta, eu aproveito as promoções de frutas da estação e congelo sim. Por exemplo qd esta na época da manga, eu compro muitas e bato no liqüidificador com um pouquinho de nada de água (bem pouco)… Depois coloco em potinhos pequenos e congelo! Dai qd vou fazer o suco bato essa polpa caseira congelada c agua e açucar e fica ótimo! Faço muito isso com manga, abacaxi, abacaxi com hortelã, maracujá e morango! Abraços!

  12. Acabei de fazer a receita. Simplesmente, ADOREI! A melhor que já fiz até agora. Acrescentei sal e uma colher de chá rasa de açúcar para retirar a acidez do tomate. Ficou muito bom.

  13. Meu filho e intolerante a lactose e foi proibido de consumir esses molhos prontos, achei a tua receita e ja fui pra cozinha. O resultado foi maravilhoso. Muito boa a sua receita, fiz uma porcao generosa, congelei 3 porcoes que normalmente uso e usei uma ontem. Fiz um Pintado com champignom e leite de coco, todo mundo adorou, e muito, muito melhor que o comprado pronto. Obrigado pela receita.

  14. Juliana, pena que não encontrei seu blog antes! Uma perguntinha: nada de azeite ou óleo, nem uns dentinhos de alho???? Percebi que vc não gosta do orégano, certo?

    • Olá! Gosto de orégano sim, mas nesse molho prefiro colocar apenas manjericão de erva. Sobre o alho, algumas vezes eu coloquei sim e dá um gostinho muito bom, aliás eu amo colocar alho em tudo que cozinho! óleo/azeite não coloco porque realmente não vejo necessidade. Abraços! :-)

  15. Ameiiiiii a receita!!!Eu só coloquei um pouquinho de açúcar pra tirar a acidez!!!Parabés pelo seu post, amei muito e adorei mais ainda a ideia de colocar nos potinhos de papinha para congelar!!Parabéns!!! :)

    • Olá Carlos! Aqui em casa esse molho já ficou na geladeira ate 5 dias e continuou ótimo! Depois disso não sei te falar, mas eh bom tomar cuidado e consumir rápido principalmente por ser um molho super natural, apesar de que o sal ajuda a conservar. Abraço

  16. Sempre pego receitas da internet e nunca deixo um comentario…mas essa receita de molho tive que vir comentar depois que fiz. Ficou muito bom!!! Finalmente aprendi a fazer molho!!! :)

  17. Juliana,

    Seu molho é realmente muito bom. E o que foi ótimo é saber a utilidade do cortador. Eu tinha comprado um desses – e não tinha encontrado utilidade para ele. Obrigada.
    Vc acha que se deixar a casca do tomate, vai ficar bom da mesma maneira?

    • Olá Vania! para mim o molho com a casca fica bom da mesma forma, mas sempre que dá eu peneiro a casca como ensinei na receita para não ficar aqueles “fiapinhos” da casca no molho sabe?! Abraços!

  18. Olá Ju!
    Adorei a tua receita, aliás, adorei “entrar e conhecer” a casa da Ju. Estou com o triglicerídios altíssimo e preciso emagrecer e cuidar mais da minha saúde. Com isso tenho pesquisado receitas mais naturais e práticas pra facilitarem o preparo da comida em casa. Adoro molho de tomate, porém nem sempre temos tempo ou disposição de prepará-lo em cada refeição e acabo apelando pelos molhos prontos, ricos em conservantes. Por isso vim buscar uma forma de congelar molho caseiro e super natural. Obrigada por tua disposição e carinho em nos ajudar. Grande beijo e sucesso.

  19. Oi Ju! Adorei tua receita, aliás, adorei conhecer a “casa da Ju”. Vc é uma graça e uma simpatia.
    Tenho 34 anos e estou com triglicéridos altíssimo, sobrepeso, etc, etc. Com isso tenho buscado na internet forma de tornar a minha cozinha mais saudável e a minha comida mais natural possível. Nestas buscas, hj estava procurando como conservar molho de tomate, mais natural possível e tive a felicidade em te encontrar aqui, tão prontamente.
    Adoro molho de tomate e nem sempre temos a disposição de prepará-lo na hora e acabamos apelando para os molhos prontos, que são uma bomba, dentre outras coisas q consumimos no dia a dia, não é mesmo?!
    Olha, agradeço pelo carinho em nos ajudar e partilhar conosco tuas experiências.
    Grande beijo e cada vez mais talento e sucesso. Saúde para os “filhotes”.

  20. Olá Ju. Gostei muito das dicas do seu molho de tomate caseiro. Tenho 31 anos e descobri que amo cozinhar aos 22. Viajei, para diversas partes do mundo procurando tendências gastronômicas e me vi aqui, rrsrsrsrs, no seu site. Que bom. Muito bem elaborado, explicativo e de fácil acesso. Muito obrigado. Sorte com os filhos e o maridão.

  21. Mesmo sendo antigo esse post eu adorei. Estou em buscar de receitas mais saudáveis e também queria inventar meu próprio molho para pizza mas não sabia por onde começar, agora já tenho um ponto de partida. Obrigada!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s