Um molho de tomate caseiro e fácil, fácil de fazer!

molho de tomate caseiro

Essa receita de molho de tomate que passarei para vocês é, com certeza, umas das pérolas que descobri no meu dia-a-dia “culinarístico” rsrs! E, acreditem…, eu já fiz muuuuitos molhos de tomate aqui em casa e NENHUM DELES superou esse daqui. Primeiro porque, além de ser fácil de fazer, é saudável e saboroso também! Não é um daqueles molhos trabalhosos e que precisa ficar “apurando” horas no fogo! Ah! Sabe quem é apaixonado por tomate (e por esse molho) aqui em casa? Samuelzinho! :-) S2

Nossa… e eu já cansei de provar molhos caseiros aguados, sabe? Molho de tomate precisa ser encorpado, senão estraga totalmente a massa, a lasanha ou que for fazer com ele! E no final desse post vou dar uma MEGA dica, que é uma mão na roda aqui em casa!

INGREDIENTES:

Tomate; cebola; folhas de louro e manjericão fresco ou seco à gosto (ou outra erva que preferir); sal à gosto

MODO DE PREPARO:

  • Corte os tomates e as cebolas em quatro, e cada pedaço na metade . A proporção: Para cada 4 tomates use 1 cebola! Prefiro já fazer com o tomate sem pele (e sem semente!) – veja nas dicas o que eu falo sobre tirar a pele do tomate e como aproveitá-las! 

molho de tomate caseiro molho de tomate caseiro

  • Coloque em uma panela grande semi-tampada e leve ao fogo baixo, fique de olho

molho de tomate caseiro   986_7940

  • O tomate e a cebola começarão a soltar água, que vai cozinhá-los levemente, mexa de vez em quando.

molho de tomate caseiro

  • Assim que os pedaços estiverem macios, desligue o fogo e bata o conteúdo no liquidificador, ou dentro da panela mesmo, se você tiver um mixer

molho de tomate caseiro  986_7954 986_7956

  • Volte para o fogo, sempre baixo, agora é hora de temperar: acrescente o louro, sal e shoyo, à gosto, deixe por mais 15 ou 20 minutos para apurar o sabor. Atualização: Eu sugiro não colocar o Shoyo porque não é nada saudável, além de ser rico em sódio. 

molho de tomate caseiro   986_7959

  • Retire as folhas de louro, rasgue com as mãos as folhas de manjericão e misture ao molho, que já está prontinho (eu não tinha manjericão fresco, usei o seco).

DICAS DA JU

♥Nos últimos dias ouvimos falar muito do tanto que o preço do tomate subiu, por isso aí vai uma dica…Sempre que acho tomate em promoção (mesmo estando beeeem madurinhos) eu “faço a festa” e compro BASTANTE para fazer muito molho e congelar! Daí quando for fazer uma massa é só descongelar o molho! Quer coisa mais mão na roda?! Acredite, tem dias que a gente não quer cozinhar, sujar louça e também não quer abrir mão daquele sabor caseirinho! Adote esse hábito aí na sua casa!!!

Como tirar a pele do tomate? Confesso que detesto tirar a pele do tomate (e tirar a pele colocando-os direto no fogo também não curto!). Então, eu uso 2 táticas: 1) na maioria das vezes eu retiro as peles depois de um tempinho que estão no fogo junto com as cebolas (você vai ver que a pele solta sozinha e dá para tirar numa boa), 2) ou eu retiro as pontinhas e faço um corte de leve em forma de X nas pontas para facilitar a retirada da pele. Depois coloco-os por alguns minutinhos em água fervendo.Até que a pele comece a se soltar, e então transfiro para um recipiente com água fria para parar o cozimento.

Atualização: Esses dias achei um descascador de tomate e nem acreditei! Tive que comprar para testar! e aprovado! Gostei muito! vale a pena! CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE O DESCASCADOR DE TOMATE

 

O que fazer com a pele do tomate? NÃO DESPERDICE!!! Eu particularmente não acho que a pele interferiu no gosto do molho, mas acho que isso é de cada um.

molho de tomate caseiro  986_7972   986_7975

♥Tem tomate perdendo em casa? Se estou com tempo, faço esse molho e congelo em porções no tamanho que quero (congelo inclusive naqueles potinhos de papinha nestlê pra usar nas comidinhas do Samuel, sabe?).

Se não tiver tempo de fazer o molho, é só bater os tomates no liquidificador (SEM ÁGUA, OK???) e congelar! Daí quando for fazer algum molho é só colocar esse tomate batido junto.

molho de tomate caseiro

Pequenas porções congeladas para um macarrão do Samuel

♥Aqueles molhos prontos que vendem no supermercado não são saudáveis. São ricos em sal, corantes e glutamato monossódico! O sódio é o principal responsável por desencadear a hipertensão, o que é preocupante no país, já que o brasileiro é um dos que mais consomem sal.  Saiba mais sobre o mal chamado GLUTAMATO MONOSSÓDICO .

Desculpem o longo post, mas essa receitinha eu tinha que passar tim tim por tim tim! ;-)

Beijos!

JU

 

About these ads

152 thoughts on “Um molho de tomate caseiro e fácil, fácil de fazer!

  1. Adoro fazer o molho de tomate caseiro e faço o processo de sua receita que adorei; é simples e mto prático. E mesmo que coloque as sementes e a casca fica um molho muito bom também.

  2. Não coloca água em momento algum? Eu fiz , mas pareceu uma papa de tomate, não ficou com jeito de molho.. não sei o q fiz errado. Se puder me ajudar.

    • Olá Alessandra! Não coloca água nao… Pq o tomate naturalmente já solta muuuito água e ninguém merece aquele molho aguado neh? Vc bateu bem??? Tem q esperar o tomate e a cebola amolecerem e depois bata bem! Se ainda assim vc achar q está muito grosso acrescente sim um pouco de água quente. Abraços!

  3. Oiie Ju!
    Estava prestes a fzr um Molho para KiKão e iinfeliismente n haviia na geladeiira, então corrii para buskr cmoo fazer Molho de Tomate em Ksa acheii o seu e está altamente aproovada fiiz com as sementes e o resultadoo fooi sensaciional parabéns pela Diica. ✌✌✌

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s