Um molho de tomate caseiro e fácil, fácil de fazer!

molho de tomate caseiro

Essa receita de molho de tomate que passarei para vocês é, com certeza, umas das pérolas que descobri no meu dia-a-dia “culinarístico” rsrs! E, acreditem…, eu já fiz muuuuitos molhos de tomate aqui em casa e NENHUM DELES superou esse daqui. Primeiro porque, além de ser fácil de fazer, é saudável e saboroso também! Não é um daqueles molhos trabalhosos e que precisa ficar “apurando” horas no fogo! Ah! Sabe quem é apaixonado por tomate (e por esse molho) aqui em casa? Samuelzinho! :-) S2

Nossa… e eu já cansei de provar molhos caseiros aguados, sabe? Molho de tomate precisa ser encorpado, senão estraga totalmente a massa, a lasanha ou que for fazer com ele! E no final desse post vou dar uma MEGA dica, que é uma mão na roda aqui em casa!

INGREDIENTES:

Tomate; cebola; folhas de louro e manjericão fresco ou seco à gosto (ou outra erva que preferir); sal à gosto

MODO DE PREPARO:

  • Corte os tomates e as cebolas em quatro, e cada pedaço na metade . A proporção: Para cada 4 tomates use 1 cebola! Prefiro já fazer com o tomate sem pele (e sem semente!) – veja nas dicas o que eu falo sobre tirar a pele do tomate e como aproveitá-las! 

molho de tomate caseiro molho de tomate caseiro

  • Coloque em uma panela grande semi-tampada e leve ao fogo baixo, fique de olho

molho de tomate caseiro   986_7940

  • O tomate e a cebola começarão a soltar água, que vai cozinhá-los levemente, mexa de vez em quando.

molho de tomate caseiro

  • Assim que os pedaços estiverem macios, desligue o fogo e bata o conteúdo no liquidificador, ou dentro da panela mesmo, se você tiver um mixer

molho de tomate caseiro  986_7954 986_7956

  • Volte para o fogo, sempre baixo, agora é hora de temperar: acrescente o louro, sal e shoyo, à gosto, deixe por mais 15 ou 20 minutos para apurar o sabor.

molho de tomate caseiro   986_7959

  • Retire as folhas de louro, rasgue com as mãos as folhas de manjericão e misture ao molho, que já esrá prontinho (eu não tinha manjericão fresco, usei o seco).

DICAS DA JU

♥Nos últimos dias ouvimos falar muito do tanto que o preço do tomate subiu, por isso aí vai uma dica…Sempre que acho tomate em promoção (mesmo estando beeeem madurinhos) eu “faço a festa” e compro BASTANTE para fazer muito molho e congelar! Daí quando for fazer uma massa é só descongelar o molho! Quer coisa mais mão na roda?! Acredite, tem dias que a gente não quer cozinhar, sujar louça e também não quer abrir mão daquele sabor caseirinho! Adote esse hábito aí na sua casa!!!

Como tirar a pele do tomate? Confesso que detesto tirar a pele do tomate (e tirar a pele colocando-os direto no fogo também não curto!). Então, eu uso 2 táticas: 1) na maioria das vezes eu retiro as peles depois de um tempinho que estão no fogo junto com as cebolas (você vai ver que a pele solta sozinha e dá para tirar numa boa), 2) ou eu retiro as pontinhas e faço um corte de leve em forma de X nas pontas para facilitar a retirada da pele. Depois coloco-os por alguns minutinhos em água fervendo.Até que a pele comece a se soltar, e então transfiro para um recipiente com água fria para parar o cozimento.

Atualização: Esses dias achei um descascador de tomate e nem acreditei! Tive que comprar para testar! e aprovado! Gostei muito! vale a pena! CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE O DESCASCADOR DE TOMATE

O que fazer com a pele do tomate? NÃO DESPERDICE!!! Eu particularmente não acho que a pele interferiu no gosto do molho, mas acho que isso é de cada um.

molho de tomate caseiro  986_7972   986_7975

♥Tem tomate perdendo em casa? Se estou com tempo, faço esse molho e congelo em porções no tamanho que quero (congelo inclusive naqueles potinhos de papinha nestlê pra usar nas comidinhas do Samuel, sabe?).

Se não tiver tempo de fazer o molho, é só bater os tomates no liquidificador (SEM ÁGUA, OK???) e congelar! Daí quando for fazer algum molho é só colocar esse tomate batido junto.

molho de tomate caseiro

Pequenas porções congeladas para um macarrão do Samuel

♥Aqueles molhos prontos que vendem no supermercado não são saudáveis. São ricos em sal, corantes e glutamato monossódico! O sódio é o principal responsável por desencadear a hipertensão, o que é preocupante no país, já que o brasileiro é um dos que mais consomem sal.  Saiba mais sobre o mal chamado GLUTAMATO MONOSSÓDICO .

Desculpem o longo post, mas essa receitinha eu tinha que passar tim tim por tim tim! ;-)

Beijos!

JU

128 thoughts on “Um molho de tomate caseiro e fácil, fácil de fazer!

  1. Estou preparando e gosto mto de ter molho congelado e me agradei de sua receita por ser bem natural, só q resolvi colocar com casca e semente. Vamos ver o q vai dar. Valeu!!

  2. Estava aqui sem fazer nada com vários tomates prestes a se perder e fiz essa receita, ficou divino, maravilhoso, nunca tinha feito amei o resultado. Parabéns e obrigada pela receita

  3. Pingback: Molho de Tomate Caseiro Fácil | Panela Minha

  4. Juliana, sou nova na cozinha, pra eu por carne moida junto, como faco? Cozinho separada? Depois pode congelar tb? Tenho 2 pequenos aqui em casa e quero fazer pra eles!! Bjs!!

    • Olá Patrícia! Eu faço a carne moída separada (procure aqui no blog a receita de carne moída com berinjela que lá eu explico direitinho como eu faço a carne moída) e depois misturo o molho. Deixo ferver os dois juntos e pronto! E, sim, eu congelo! Abraços!

  5. Oi Jú, tô ligada aqui na sua receita. Gosto muito de molho, e vou fazer essa que vc escreveu!!!!!! Tá de parabéns, nada melhor do que uma comidinha caseira hen!!!!!! Grande abraço. Saudades!!!!!!!!

  6. Gostei da receita, sempre fiz molho caseiro e achei que ficava aguado, não dava cor à massa. O tomate solta água que fica separada da polpa. Vou experimentar essa receita e ver se não acontece isso. Depois te conto o resultado!

  7. Oii Ju, conheci seu blog buscando receitas no Google, meu filho de 04 anos tem gastrite e esofagite crônica devido aos corantes e conservantes de todas essas comidas industrializadas que temos a nossa disposição.
    Agora que cortamos esses alimentos faço tudo em casa, e esse molho ficou muito bom, além de ser muito prático.
    Estamos tão acostumados com a facilidade que as prateleiras do supermercado nos dão, que não temos consciência do quão maléficos eles são.

    Obrigada pela receita, beijos.

  8. Essa receita é maravilhosa!!! É a primeira vez que faço molho de tomate e ficou uma delícia!!! Fácil e rápido. Parabéns e obrigada pela receita.

  9. Parabens pela receita acho q. vou fazer só assim agora, só gostaria de saber se posso congelar em potinhos de plastico, e quanto tempo pode ficar?? obrigada

    • Olá Mércia! Que bom que gostou da receita!Eu ando evitando ao máximo usar potes de plástico porque está provado que grande parte deles liberam substancias químicas nocivas a saúde quando utilizados em microondas ou aquecidos de alguma forma. Outro motivo que não tenho usado é que, ao congelar molho de tomate neles, eles absorvem a cor do molho e as vezes nunca mais sai! Prefiro os de vidro mesmo… Também sei que outra boa forma de congelar é em sacos zip, tirando bem o ar. Ele pode ficar congelado por 3 ou 4 meses tranquilamente! Abraços!

  10. Amei este post. Muito obrigada por compartilhar algo tão bacana. Adorei que foi tim tim por tim tim. Super inteligente a receita e o melhor, fácil. Deixe-me perguntar um detalhe: se eu for deixar a pele sair na própria panela onde estão cortados com a cebola, como as retiro? Uma por uma com garfo para não me queimar? Não seria difícil ficar “caçando” na panela? E se eu deixasse cozinhar com a casca? Aí imagino que todas já estariam desprendidas do tomate e eu as tiraria todas juntas… O que acha? Daria certo?

  11. Oi Ju, conheci seu blog no google procurando receitas de molho de tomate. Eu comprava o molho de caixinha no supermercado e colocava em dorminhão de gelo, depois as tirava e guardava em potes os quadradinhos de molho. Mas li q não se deve congelar produtos industrializados, então pensei: tenho q fazer meu próprio molho e congelar! Com certeza irá ficar muito mais saudável e saboroso. Posso utilizar essa ideia da forma de gelo para congelar o molho caseiro? Você tem dicas para fazer polpas de frutas? E outra coisa q e uma mão na roda na hora de fazer suco, e meu filho e apaixonado por sucos? Amei seu blog, principalmente por sua preocupação com uma alimentação saudável.

    • Olá! Q bom q gostou do blog! Sobre a polpa de fruta, eu aproveito as promoções de frutas da estação e congelo sim. Por exemplo qd esta na época da manga, eu compro muitas e bato no liqüidificador com um pouquinho de nada de água (bem pouco)… Depois coloco em potinhos pequenos e congelo! Dai qd vou fazer o suco bato essa polpa caseira congelada c agua e açucar e fica ótimo! Faço muito isso com manga, abacaxi, abacaxi com hortelã, maracujá e morango! Abraços!

  12. Acabei de fazer a receita. Simplesmente, ADOREI! A melhor que já fiz até agora. Acrescentei sal e uma colher de chá rasa de açúcar para retirar a acidez do tomate. Ficou muito bom.

  13. Meu filho e intolerante a lactose e foi proibido de consumir esses molhos prontos, achei a tua receita e ja fui pra cozinha. O resultado foi maravilhoso. Muito boa a sua receita, fiz uma porcao generosa, congelei 3 porcoes que normalmente uso e usei uma ontem. Fiz um Pintado com champignom e leite de coco, todo mundo adorou, e muito, muito melhor que o comprado pronto. Obrigado pela receita.

  14. Juliana, pena que não encontrei seu blog antes! Uma perguntinha: nada de azeite ou óleo, nem uns dentinhos de alho???? Percebi que vc não gosta do orégano, certo?

    • Olá! Gosto de orégano sim, mas nesse molho prefiro colocar apenas manjericão de erva. Sobre o alho, algumas vezes eu coloquei sim e dá um gostinho muito bom, aliás eu amo colocar alho em tudo que cozinho! óleo/azeite não coloco porque realmente não vejo necessidade. Abraços! :-)

  15. Ameiiiiii a receita!!!Eu só coloquei um pouquinho de açúcar pra tirar a acidez!!!Parabés pelo seu post, amei muito e adorei mais ainda a ideia de colocar nos potinhos de papinha para congelar!!Parabéns!!! :)

    • Olá Carlos! Aqui em casa esse molho já ficou na geladeira ate 5 dias e continuou ótimo! Depois disso não sei te falar, mas eh bom tomar cuidado e consumir rápido principalmente por ser um molho super natural, apesar de que o sal ajuda a conservar. Abraço

  16. Sempre pego receitas da internet e nunca deixo um comentario…mas essa receita de molho tive que vir comentar depois que fiz. Ficou muito bom!!! Finalmente aprendi a fazer molho!!! :)

  17. Juliana,

    Seu molho é realmente muito bom. E o que foi ótimo é saber a utilidade do cortador. Eu tinha comprado um desses – e não tinha encontrado utilidade para ele. Obrigada.
    Vc acha que se deixar a casca do tomate, vai ficar bom da mesma maneira?

    • Olá Vania! para mim o molho com a casca fica bom da mesma forma, mas sempre que dá eu peneiro a casca como ensinei na receita para não ficar aqueles “fiapinhos” da casca no molho sabe?! Abraços!

  18. Olá Ju!
    Adorei a tua receita, aliás, adorei “entrar e conhecer” a casa da Ju. Estou com o triglicerídios altíssimo e preciso emagrecer e cuidar mais da minha saúde. Com isso tenho pesquisado receitas mais naturais e práticas pra facilitarem o preparo da comida em casa. Adoro molho de tomate, porém nem sempre temos tempo ou disposição de prepará-lo em cada refeição e acabo apelando pelos molhos prontos, ricos em conservantes. Por isso vim buscar uma forma de congelar molho caseiro e super natural. Obrigada por tua disposição e carinho em nos ajudar. Grande beijo e sucesso.

  19. Oi Ju! Adorei tua receita, aliás, adorei conhecer a “casa da Ju”. Vc é uma graça e uma simpatia.
    Tenho 34 anos e estou com triglicéridos altíssimo, sobrepeso, etc, etc. Com isso tenho buscado na internet forma de tornar a minha cozinha mais saudável e a minha comida mais natural possível. Nestas buscas, hj estava procurando como conservar molho de tomate, mais natural possível e tive a felicidade em te encontrar aqui, tão prontamente.
    Adoro molho de tomate e nem sempre temos a disposição de prepará-lo na hora e acabamos apelando para os molhos prontos, que são uma bomba, dentre outras coisas q consumimos no dia a dia, não é mesmo?!
    Olha, agradeço pelo carinho em nos ajudar e partilhar conosco tuas experiências.
    Grande beijo e cada vez mais talento e sucesso. Saúde para os “filhotes”.

  20. Olá Ju. Gostei muito das dicas do seu molho de tomate caseiro. Tenho 31 anos e descobri que amo cozinhar aos 22. Viajei, para diversas partes do mundo procurando tendências gastronômicas e me vi aqui, rrsrsrsrs, no seu site. Que bom. Muito bem elaborado, explicativo e de fácil acesso. Muito obrigado. Sorte com os filhos e o maridão.

  21. Mesmo sendo antigo esse post eu adorei. Estou em buscar de receitas mais saudáveis e também queria inventar meu próprio molho para pizza mas não sabia por onde começar, agora já tenho um ponto de partida. Obrigada!

Deixe um comentário

